Você já ouviu falar na geração millennial? Entender como pensam e quais são os perfis profissionais das diferentes gerações presentes no mercado de trabalho é muito importante para saber lidar com cada uma e, assim, promover um ambiente de trabalho justo e confortável para todos.

Pensando nisso, criamos este texto que vai mostrar algumas características, particularidades e preferências corporativas da geração millennial para que você possa agregá-los com sucesso a sua organização. Confira!

Quem são os millennials?

Millennials são os membros de uma geração de jovens nascidos entre os anos de 1985 e 1999 e que presenciaram grandes avanços tecnológicos em um curto espaço de tempo.

Isso justifica a fixação que esses jovens têm com a tecnologia e a ansiedade de estarem sempre por dentro de tudo o que acontece no mundo. Afinal, sempre tiveram fácil acesso a todo tipo de informação.

Os millennials já estão há algum tempo no mercado de trabalho, mas nem todas as companhias se mostram realmente preparadas para superar suas expectativas quanto ao mundo corporativo, visto que eles são bem mais exigentes do que as gerações anteriores.

O que os millennials valorizam no trabalho?

Existem uma série de coisas que os jovens dessa geração priorizam na hora de buscar um emprego. Veja abaixo algumas delas!

Oportunidade de desenvolvimento

Ter a oportunidade de se desenvolver tanto profissionalmente quanto pessoalmente é um benefício que atrai os millennials, pois eles estão sempre em busca de novos conhecimentos e habilidades.

Portanto, adotar uma política de reconhecimentos, feedbacks, treinamentos e demais ações que promovam o seu desenvolvimento são critérios apreciados por eles.

Qualidade de vida

A flexibilidade de horários, possibilidade de trabalhar remotamente quando necessário e um ambiente de trabalho saudável são alguns pontos importantes considerados pelos millennials.

Eles prezam muito pela qualidade de vida. Por isso, ao mesmo tempo que estão dispostos a vestir a camisa da empresa, querem ter um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Impacto positivo

Os millennials valorizam trabalhos e funções que exerçam algum tipo de impacto positivo na sociedade. Claro que eles não se limitam apenas a empresas que cumpram esse propósito, porém isso conta bastante para esse público.

Como trabalhar com os millennials?

Agradar essa geração mais exigente pode parecer algo difícil. No entanto, basta adaptar algumas rotinas e se preocupar com a integração entre as gerações para os millennials ficarem estimulados a dar tudo de si e trazer resultados a sua companhia. Veja abaixo algumas dicas!

Estimule a colaboração

Os funcionários millennials são muito colaborativos e gostam de ter ideias em conjunto, complementando seus conhecimentos e pontos de vista.

Por isso, incentive um ambiente onde eles tenham a liberdade de trocar ideias e informações. O que pode acontecer, inclusive, entre setores, dependendo da sua estrutura organizacional.

Desenvolva a liderança

Os millennials também valorizam muito a oportunidade de desenvolverem a sua liderança por meio de cargos onde possam empoderar os outros membros da equipe.

Isso é visto por eles como uma chance de multiplicar o impacto de seu trabalho e construir um legado na organização.

Permita o acesso à internet

Os millennials querem sempre estar conectados e os gestores precisam entender que isso não é algo ruim, pois muitas vezes eles usam a internet para buscar mais conhecimentos ou tirar dúvidas sobre a tarefa que estão desempenhando.

Por isso, permita o acesso à internet e, inclusive, às redes sociais. Deixe bem claro que o acesso é permitido, desde que não impacte na produtividade.

Agora que você já sabe o perfil de trabalho dos colaboradores da geração millennial, que tal dividir esse conhecimento com sua rede de amigos? Compartilhe esse post em suas redes sociais!