Os benefícios empresariais são extremamente importantes para atrair e reter talentos. E conhecer quais são os mais valorizados por seus colaboradores é a forma certa de mantê-los satisfeitos e engajados na empresa.

De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros, há divergências entre o que as organizações consideram relevante e o que os profissionais estão dizendo. Para os trabalhadores a assistência médica e a participação nos lucros se encontra no topo da lista. Já pela ótica das empresas, oferecer benefícios como a participação nos lucros e bonificações por desempenho estão perdendo seu valor.

Para que você não cometa esse erro e ofereça as melhores bonificações para seus profissionais, vamos listar e explicar os motivos pelos quais certos benefícios estão sendo mais valorizados atualmente. Ficou curioso? Confira:

Quais são os benefícios empresariais mais importantes?

A pesquisa Catho, citada na introdução, nos traz uma lista precisa das preferências dos brasileiros, onde a assistência médica e a participação nos lucros estão em primeiro lugar, com 74,6% e 52,2%, respectivamente.

Logo em seguida temos vale-alimentação (54,4%), vale-refeição (50,7%), bonificação por desempenho (45,6%), vale transporte (42%), assistência odontológica (40,4%) e auxílio educação (32,3%). Como podemos notar, os colaboradores se deram conta de que não são apenas os benefícios físicos que importam. 

Há uma crescente demanda por benefícios trabalhistas que explicitem ao funcionário que ele está sendo valorizado. E analisando os 32,3% de preferência ao auxílio educação, notamos que o colaborador está buscando também se qualificar mais.

Por que os colaboradores estão escolhendo esses benefícios?

Com a crise financeira, muitas famílias tiveram que cortar seus planos de saúde e deixar de lado a assistência odontológica. Além disso, conseguir conciliar as contas habituais com o valor da alimentação e do deslocamento ao local de trabalho fica praticamente inviável.

É importante perceber também que o mercado de trabalho exige o tempo todo que o trabalhador aprimore suas qualificações. Por isso o auxílio educação é tão importante, mais requisitado até mesmo do que o seguro de vida e os descontos comerciais (32,1% e 21,8%, respectivamente).

Todavia, é preciso reconhecer que o novo perfil de profissionais não se contenta apenas com as bonificações básicas e está em busca de ser valorizado

Por que os gestores devem se preocupar com os benefícios empresariais?

Oferecendo benefícios alinhados às necessidades de seus profissionais você consegue atrair e reter talentos de qualidade. O colaborador satisfeito busca aumentar seus resultados, aprimorar suas habilidades e é capaz de dar boas ideias.

Quando o funcionário sabe que participará dos lucros e receberá bonificações por seu desempenho, ele passa a se mostrar mais engajado e a se sentir parte da empresa, porque percebe que os lucros são para benefício mútuo e isso o faz se sentir reconhecido.

Como vimos, atentar-se aos benefícios empresariais mais valorizados e oferecê-los aos seus colaboradores é uma ferramenta muito inteligente para a obtenção de resultados positivos. Quando você escuta o que seus talentos têm a dizer, você cresce e faz sua empresa crescer!

Gostou do nosso artigo? Que tal saber mais sobre os benefícios flexíveis? Assim, você aprimora ainda mais suas estratégias de gestão!