Você certamente já ouviu falar em administradoras de benefícios, mas talvez ainda não saiba exatamente como esse tipo de empresa funciona e quais são as vantagens que ela pode oferecer.

Por causa disso, trazemos hoje uma breve explicação e apontamos três das principais vantagens de uma administradora. Quer saber mais? Confira!

O que é uma administradora de benefícios?

A administradora funciona como um intermédio entre uma empresa e as operadoras de benefícios, como planos de saúde e odontológicos, VR (vale-refeição) e VA (vale-alimentação).

Regulamentada pela ANS (Agência nacional de saúde suplementar), a administradora trabalha como responsável por viabilizar benefícios coletivos de empresas, entidades representativas ou órgãos públicos.

De um modo geral, pode-se dizer, então, que a administradora é uma empresa que contrata e gerencia os planos de benefícios.

Principais vantagens

Além de ser a responsável pela contratação dos benefícios e assumir o papel de se relacionar com a operadora, podemos dizer que são três as principais vantagens oferecidas pela administradora às empresas que a contratam. São elas:

Amplia o poder de negociação dos contratantes

A administradora de benefícios reúne pessoas de uma mesma categoria profissional e busca identificar quais são as operadoras com planos mais adequados ao grupo, para negociar por ele. Essa coletividade promove força para reduzir custos e conquistar melhor relação custo-benefício junto à operadora.

É responsabilidade da administradora receber propostas de adesão, realizar análise tanto documental quanto administrativa dessas propostas e controlar seus prazos de devolução, aceitação e reapresentação.

Maior compreensão sobre os direitos garantidos por lei que rege o setor

A gestão de benefícios se dá através de extensa legislação, que trata de todos os direitos e deveres previstos dos beneficiários. A contratação de uma administradora garante o cumprimento dessa legislação, oferecendo suporte técnico permanente nesse quesito às empresas contratantes.

Exploração do suporte logístico e infraestrutura dos serviços que elas oferecem

É papel da administradora avaliar o perfil dos funcionários da empresa contratante para buscar identificar qual o melhor plano para o grupo e sugerir modelos de gestão. A partir de então, apoia o setor de recursos humanos na gestão dos benefícios.

Após a adesão ao plano, a administradora é quem cuida do relacionamento com o cliente, representando seus interesses frente a operadora. Também presta serviços que facilitam a utilização do plano, disponibilizando canais de atendimento aos usuários.

Ela realiza toda movimentação cadastral necessária, como inclusões de beneficiários, alterações de dados e exclusões, conforme as regras previstas em contrato e na legislação vigente. Além disso, presta suporte em serviços como emissão de boletos e controla o pagamento de mensalidades.

Além dessas vantagens, a contratação de uma administradora de benefícios pode impactar até mesmo na saúde financeira da empresa, pois evita a contratação de um funcionário para esse serviço. Buscar uma administradora é importante para uma melhor gestão dos benefícios e, consequentemente, para uma melhor administração e retenção de colaboradores.

Se você tem interesse em conhecer melhor sobre o assunto ou restou alguma dúvida sobre esse tipo de empresa, entre em contato com a Divicom!