Ter um seguro de vida é válido para várias situações e as empresas que buscam essa vantagem para seus colaboradores acabam proporcionando uma maior segurança, principalmente para aqueles que atuam em área de risco. A escolha de seguros de vida em grupo precisa ser cautelosa e encontrar a operadora certa é fundamental para os seus negócios.

Pensando nisso, preparamos este post para que você conheça a utilidade em optar por este benefício em sua empresa. Continue lendo!

Afinal, o que é seguro de vida em grupo?

Como o nome já diz, o seguro de vida em grupo é aquele direcionado para colaboradores de um empreendimento. É uma maneira mais simples e direta de empresários garantirem o bem-estar de seus funcionários, tendo um serviço de modo conjunto, menos custoso e mais abrangente.

Ofertar esse tipo de garantia para quem trabalha para você também é uma forma de valorizar o seu negócio. Imagine como eles se sentirão mais confiáveis e satisfeitos em trabalhar para sua marca, sabendo que ela se preocupa com a vida e segurança de todos? É uma questão positiva para o mercado, começando de dentro do próprio escritório! Acredite, isso também refletirá positivamente no sucesso da sua empresa com a retenção de talentos e incentivo coletivo.

Como ele funciona?

Para entender melhor, leve em consideração que o seguro de vida em grupo mais comum é o empresarial. Assim, a empresa contrata o plano para assegurar uma ajuda financeira à família dos colaboradores no caso de uma fatalidade.

Para quem faz parte de um seguro de vida empresarial, ele estará coberto para as circunstâncias que a sua empresa estipulou no contrato. Por conta disso, é fundamental saber exatamente tudo que a empresa contratada oferece para não ter dúvidas dos benefícios oferecidos.

Em relação ao pagamento, há duas possibilidades:

  • se o empreendimento optou por um plano “não contributário”, o funcionário não precisa gastar nada, ou seja, o gestor arca com todo o valor do prêmio;

  • se o plano for “contributário”, o colaborador ajuda a pagar uma parte do seguro junto ao seu negócio. Normalmente, esse valor é descontado da folha de pagamento.

Quais as vantagens?

Entre as principais vantagens de sua empresa oferecer um seguro de vida em grupo, destacam-se:

  • elevadas vantagens, por um baixo preço;

  • livre opção do valor de capital segurado para os colaboradores;

  • tranquilidade para o trabalhador, visto que a família não ficará abandonada;

  • expectativa de novas coberturas para valorizar muito mais o benefício;

  • possibilidade de reter e atrair mais colaboradores.

Quais as diferenças entre seguro de vida individual e em grupo?

A maior diferença entre essas duas espécies de seguro está na contratação. Os seguros de vida individuais podem ser adquiridos por qualquer pessoa, de 18 a 65 anos, que almejam uma garantia de indenização para sua família ou dependentes na possibilidade de falecimento. Em relação aos seguros de vida em grupos, eles são contratados por empresas que os oferecem a seus funcionários.

No seguro de vida individual, quem opta pelas coberturas, vigência e modos de pagamento é o próprio segurado. Já no seguro de vida empresarial, quem faz essa escolha é a empresa que contrata o seguro.

Assim, o segurado passa a integrar uma apólice de seguro já existente e tem a faculdade de decidir os beneficiários e ampliar o seguro para membros da família. No entanto, ele não pode definir as características do seguro e sua forma de pagamento e vigência.

E aí, gostou do nosso post sobre seguros de vida em grupo? Deixe um comentário no post e interaja conosco!