Uma empresa tem dois tipos de clientes: o interno e o externo. O cliente externo é o consumidor, aquele que já estamos habituados a falar. O interno refere-se a quem compra o salário por meio da venda de sua força de trabalho, ou seja, o colaborador.

Por ser um cliente, as medidas de relacionamento que são feitas no mercado também precisam ser feitas dentro da empresa. É por isso que o endomarketing começou a existir.

Essa prática de marketing, voltada aos colaboradores, visa melhorar as relações no ambiente de trabalho, fortalecendo os laços e fixando a visão da empresa nos campos laborais.

Quer entender um pouco mais sobre o endomarketing e descobrir porque ele se tornou um ótimo investimento para as empresas? Então, continue lendo!

Permite a integração dos valores e missão da empresa

A imagem que a empresa quer passar para os clientes externos precisa, antes de mais nada, ser cultivada dentro do próprio negócio.

O endomarketing ajuda nessa propagação, enriquecendo o trato com os trabalhadores e projetando os valores e a missão da empresa. Assim, convergindo a visão de todos para a mesma direção.

Reduz o turnover

Como o endomarketing auxilia no fortalecimento dos laços entre os colaboradores da empresa, cria-se, com isso, um sentimento de familiaridade.

Um ambiente assim, que favorece as relações, dá aos funcionários algo a que preservar. Nessa situação, eles saem menos da empresa, pois reconhecem seu lugar ali. Reduzindo, assim, o turnover.

Melhora a qualidade dos resultados

Pessoas felizes produzem melhor. Não existe nenhum segredo nisso.

Por esse motivo, o investimento em endomarketing melhora a qualidade dos resultados na empresa. Ao permitir que os colaboradores se sintam realizados profissionalmente, a organização fornece um espaço pleno para que as metas sejam alcançadas.

Oferece ao colaborador uma visão do cliente externo

É comum alguns funcionários terem uma produção de qualidade insatisfatória apenas por não querem valorizar a empresa perante o cliente externo.

Afirmações como: “a empresa quer passar a imagem de compreensiva, mas não permite que tenhamos 10 minutos a mais de almoço”; são comuns neste cenário.

O endomarketing, com a integração que propõe, visa criar a mesma imagem da empresa para os clientes externos e internos. Assim, o colaborador pode entrar em contato com o que ele mesmo oferece e ajuda a criar, melhorando, então, a qualidade de seu produto.

Cria um ambiente para o desenvolvimento profissional

A empresa defende a criatividade, liberdade e bem-estar? Então é isso que um trabalho de endomarketing vai fazer dentro dela.

Ou seja, a organização será beneficiada na medida em que os colaboradores perceberem que tem espaço para crescer e inovar. Logo, ideias para melhorar a tomada de decisão e processos operacionais podem surgir como resultado disso.

Com isso podemos entender como a estratégia de endomarketing é interessante para as organizações. Afinal, os colaboradores são o alicerce da empresa. Logo, nada mais justo do que oferecer a eles o mesmo que é ofertado para os demais clientes: a marca e tudo que ela carrega.

Agora que você já sabe a importância do endomarketing da sua empresa, que tal aprofundar no conhecimento? Nós recomendamos a leitura de nosso artigo sobre quais são os benefícios obrigatórios para todos os colaboradores. Confira!