Antes de falar sobre por que considerar um projeto de terceirização para o seu negócio, cabe uma definição: terceirização é o ato de contratar uma ou mais empresas ou pessoas para executarem atividades denominadas meio, isto é, que dão suporte para que a companhia realize sua função principal com sucesso.

A terceirização pode ser de serviços (RH, limpeza, segurança, portaria, logística, transporte, comunicação, contabilidade, recepção, TI, entre outros) ou de mão de obra (geralmente das mesmas áreas citadas em serviços). Os benefícios são inúmeros e vão desde uma melhoria do custo benefício, desburocratização de atividades, até o aumento da qualidade.

No RH, por exemplo, possibilita que as atividades mais operacionais (folha de pagamento, benefícios, recrutamento e seleção, etc.) sejam terceirizadas e a área de recursos humanos se torne mais estratégica. E para empresas menores, a terceirização pode significar a profissionalização e criação de uma nova área, com o objetivo de realizar com maestria os serviços de gestão de pessoas e departamento pessoal.

Confira agora 5 vantagens que a terceirização do RH traz para o seu negócio:

1. Aumentar a qualidade

Por serem empresas especializadas, os fornecedores oferecem serviços e mão de obra de extrema qualidade e têm alta capacidade para otimizar processos. Conta com profissionais experientes e estão sempre atentas às últimas e mais inovadoras tendências do mercado.

2. Melhorar o custo-benefício

Primeiramente, há uma redução de custos trabalhistas e previdenciários, uma vez que em vez de contratar funcionários para a realização de atividades que não são do core business, terceiriza-se, contratando mão de obra especializada para a realização de serviços secundários, porém não menos importantes.

Também há diminuição dos gastos com materiais e produtos em geral, pois o fornecedor consegue comprar em larga escala e com valores melhores o que há de mais novo e qualificado.

3. Otimizar o tempo

Mais uma vantagem que é reforçada pela terceirização. afinal, quanto mais preparada e especializada a equipe, em menos tempo ela consegue executar as tarefas sem comprometer a qualidade. Além disso, há uma busca constante para não cair na obsolescência (tecnológica ou de equipamentos) e minimizar perdas.

4. Ampliar o foco da empresa em sua área de atuação

Ao diminuir a preocupação com serviços operacionais e secundários, a companhia concentra seus esforços e direciona o foco da empresa para o que se propõe oferecer e com a certeza de que atividades de RH estão sendo bem cuidadas.

Também é possível até se dedicar a novos investimentos ou ampliação dos existentes.

5. Desburocratizar as tarefas

A terceirização do RH vem acompanhada de tecnologia de ponta, geralmente. Com um software de RH, tanto as tarefas do prestador de serviços, quanto dos funcionários da empresa, se tornam mais ágeis, menos burocráticas e mais simples de executar.

Enfim, a terceirização permite que certas atividades sejam realizadas por especialistas sem comprometer os objetivos principais da companhia e o dia a dia de seus funcionários. Muito pelo contrário, entre as vantagens de terceirizar está o aumento à dedicação ao core business, ou seja, a principal atividade da sua empresa.

Você terceiriza ou planeja terceirizar o RH de sua empresa? Compartilhe sua experiência e dicas nos comentários!