Antes de falar sobre por que considerar um projeto de terceirização para o seu negócio, cabe uma definição: terceirização é o ato de contratar uma ou mais empresas ou pessoas para executarem atividades denominadas meio, isto é, que dão suporte para que a companhia realize sua função principal com sucesso.

A terceirização pode ser de serviços (RH, limpeza, segurança, portaria, logística, transporte, comunicação, contabilidade, recepção, TI, entre outros) ou de mão de obra (geralmente das mesmas áreas citadas em serviços). Os benefícios são inúmeros e vão desde uma melhoria do custo benefício, desburocratização de atividades, até o aumento da qualidade.

No RH, por exemplo, possibilita que as atividades mais operacionais (folha de pagamento, benefícios, recrutamento e seleção, etc.) sejam terceirizadas e a área de recursos humanos se torne mais estratégica. E para empresas menores, a terceirização pode significar a profissionalização e criação de uma nova área, com o objetivo de realizar com maestria os serviços de gestão de pessoas e departamento pessoal.

Dessa forma, veja agora o porquê de considerar um projeto de terceirização para o seu negócio. Boa leitura!

O projeto de terceirização que tramita no Congresso Nacional

O projeto de lei que prevê a terceirização não é recente. Desde o ano de 1988, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso havia enviado ao Congresso Nacional o texto. Ele chegou a ser aprovado pelo Senado na época, mas, desde 2002, aguardava a análise da Câmara dos Deputados.

No ano de 2015, a Câmara aprovou um outro projeto similar ao anterior. O texto seguiu para o Senado Federal, no entanto ainda não chegou a ser votado.

Desse modo, ainda não existe uma legislação específica sobre terceirização. Há decisões judiciais (súmulas) que são utilizadas como referências. Nesses casos, elas determinam que a terceirização no Brasil somente é permitida em atividades-meio. Ou seja, trabalhos secundários das empresas.

Caso houver aprovação da referente lei, a terceirização passará a ser permitida para qualquer atividade. Além disso, o trabalhador será funcionário da empresa terceirizada que o contratou.

Essas medidas são benéficas para o mundo empresarial, pois desobriga a relação que o empregador possui com os funcionários e várias outras questões, fomentando, assim, o empreendedorismo.

Benefícios que a terceirização oferece às empresas

A terceirização de atividades é uma prática utilizada em vários países desenvolvidos. No Brasil ainda está em desenvolvimento, mesmo existindo já há algum tempo. Confira alguns benefícios da terceirização nas empresas:

1. Foco no business

Quando as empresas optam pela terceirização, essas podem pensar mais no crescimento e manutenção do negócio em si. Dessa forma, os gestores passam a não se preocuparem com recrutamento, seleção, treinamento e acompanhamento dos empregados. A rapidez e eficácia são, hoje em dia, questões fundamentais na gestão de qualquer negócio que almeja atingir os resultados pretendidos.

2. Desvio de questões jurídicas trabalhistas

Outro grande benefício da terceirização de serviços é não se preocupar com questões jurídicas de cunho trabalhista. Quando o trabalhador possui um vínculo com a empresa de prestação de mão de obra terceirizada, toda e qualquer ocorrência de casos com esse teor ficam de responsabilidade dela.

3. Substituição ágil

Em exemplos tradicionais de quadro de trabalhadores, ao existir faltas por questões de saúde, férias ou até mesmo demissão, o empreendimento precisa realizar alguma adequação. Isso implicaria até mesmo um processo de nova admissão, o que normalmente toma algum tempo. Na modalidade do setor terceirizado, isso não ocorre. As alterações podem ser feitas rapidamente sem causar algum prejuízo no decorrer dos processos.

4. Profissionais já preparados

No momento em que uma em que uma empresa contrata profissionais não terceirizados ou individuais, várias vezes, é preciso um treinamento específico para cada função. Além disso, os gestores terão que se preocupar como com equipamentos de proteção individual, entre outras questões.

Quando o trabalho é prestado de modo terceirizado, os colaboradores já possuem o perfil necessário, bem como a orientação e o treinamento que é preciso. Ou seja, os empregados já iniciarão suas atividades com a qualidade suficiente para a prestação de serviços.

Vantagens da terceirização

1. Aumenta a qualidade

Por serem empresas especializadas, os fornecedores oferecem serviços e mão de obra de extrema qualidade e têm alta capacidade para otimizar processos. Essas empresas contam com profissionais experientes, e estão sempre atentas às últimas e mais inovadoras tendências do mercado.

2. Melhora o custo-benefício

Primeiramente, há uma redução de custos trabalhistas e previdenciários, uma vez que em vez de contratar funcionários para a realização de atividades que não são do core business, terceiriza-se, contratando mão de obra especializada para a realização de serviços secundários, porém não menos importantes.

Também há diminuição dos gastos com materiais e produtos em geral, pois o fornecedor consegue comprar em larga escala e com valores melhores o que há de mais novo e qualificado.

3. Otimiza o tempo

Mais uma vantagem que é reforçada pela terceirização. Afinal, quanto mais preparada e especializada a equipe, em menos tempo ela consegue executar as tarefas sem comprometer a qualidade. Além disso, há uma busca constante para não cair na obsolescência (tecnológica ou de equipamentos) e minimizar perdas.

4. Amplia o foco da empresa em sua área de atuação

Ao diminuir a preocupação com serviços operacionais e secundários, a companhia concentra seus esforços e direciona o foco da empresa para o que se propõe oferecer e com a certeza de que atividades de RH estão sendo bem cuidadas.

Também é possível até se dedicar a novos investimentos ou ampliação dos existentes.

5. Desburocratiza tarefas

A terceirização do RH vem acompanhada de tecnologia de ponta, geralmente. Com um software de RH, tanto as tarefas do prestador de serviços, quanto dos funcionários da empresa, se tornam mais ágeis, menos burocráticas e mais simples de executar.

Enfim, um projeto de terceirização permite que certas atividades sejam realizadas por especialistas sem comprometer os objetivos principais da companhia e o dia a dia de seus funcionários. Muito pelo contrário, entre as vantagens de terceirizar está o aumento à dedicação ao core business, ou seja, a principal atividade da sua empresa.

E aí, gostou do nosso post sobre as vantagens e benefícios de um projeto de terceirização para o seu negócio? Então, deixe seu comentário com suas impressões e dúvidas!