Muito tem se falado sobre outsourcing de RH nos tempos atuais. Porém, será que o significado desse termo está bem alinhado entre os gestores das organizações?

Este artigo tem o objetivo de sanar essa possível dúvida, definindo o outsourcing e expondo suas principais características e os motivos pelos quais as corporações devem implantar essa ferramenta em suas estratégias. Está curioso e quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura e confira!

O que é outsourcing de RH?

O termo outsourcing de RH significa fonte externa, ou seja, se relaciona com a utilização estratégica de mão de obra externa de uma empresa. Basicamente, se refere à terceirização, termo mais conhecido popularmente. É a ação tomada pelos gestores em prol de realizar a contratação de colaboradores vindos de outra organização.

Essa estratégia está relacionada ao conceito de subcontratação dos serviços, na maioria das vezes relacionadas às atividades-meio de um negócio, e nunca à sua atividade-fim. Isso significa que uma corporação pode terceirizar, por exemplo, algumas tarefas do seu processo produtivo, todavia nunca o procedimento do qual será gerado seu produto final.

Além disso, o outsourcing se relaciona à ideia de parceria entre empresas, no qual uma contrata outra para ajudá-la em suas atividades, atuando como uma parceira durante os processos de produção.

Quais cuidados devem ser tomados ao contratar um outsourcing de RH?

Essa modalidade de contratação apresenta diversos benefícios, mas há algumas questões complexas que devem ser bem planejadas antes de optar por essa ferramenta. Por exemplo, há o risco de as metas estabelecidas não serem atingidas, como a redução de custos almejada ou em relação ao desempenho dos times. Outra questão é a perda do controle do líder em alguns processos, diminuindo a segurança nas atividades internas.

Além disso, o outsourcing de RH aumenta a dependência da organização por parceiros externos, o que pode gerar problemas em relação aos materiais utilizados e também ao prazo de entrega dos serviços. Sem contar que, a corporação contratada pode não possuir as características esperadas, fazendo com que a parceria seja desfeita.

Em decorrência disso, é primordial que a empresa tome muito cuidado no momento em que for contratar colaboradores terceirizados. O ideal é buscar recomendações de outros clientes e verificar qual imagem o negócio possui diante do mercado. Dessa forma, é possível minimizar os riscos e realizar parcerias assertivas capazes de alavancar os resultados.

Quais os benefícios do outsourcing de RH?

Os benefícios oferecidos pela terceirização dos serviços são inúmeros. Para começar, o outsourcing proporciona redução de custos e tempo, porque não haverá necessidade de investir em treinamentos, já que os profissionais serão disponibilizados preparados para a atuação pela organização parceira. Além disso, a execução das atividades e dos processos será feita de forma mais otimizada, gerando aumento na produtividade e redução de falhas.

A garantia de mais segurança e compliance também é um benefício da terceirização. Para manter a conformidade com as leis, ser capaz de atender aos desejos de cada território e conseguir se atualizar de forma rápida em caso de mudanças, o outsourcing é uma ótima opção.

Outro benefício é contar com uma equipe especializada, com mais foco em estratégia e crescimento. Isso acontece porque, como a empresa parceira é capaz de disponibilizar profissionais capacitados e de substituí-los rapidamente em caso de necessidade, os gestores podem se ater mais aos resultados e estruturar seus times para agir de forma engajada com foco nas soluções.

Como você pode notar, o outsourcing de RH é uma estratégia primordial para as empresas se manterem competitivas no mercado de trabalho. Além disso, é fundamental para as organizações reduzirem custos e otimizarem suas operações com a contratação de profissionais qualificados e com foco em resultados.

E então, gostou do nosso artigo? Já tem ou está considerando contratar um outsourcing de RH em sua empresa? Deixe um comentário no post e conte suas experiências.

Powered by Rock Convert