Você já deve ter percebido a importância de se poder dispor de um plano de saúde. Mas sabia que pode contratar um plano para você e sua família, individualmente, ou participar de um plano coletivo? 

Planos de saúde coletivos atendem pessoas jurídicas (empresariais) ou categorias profissionais (por adesão). E quem administra essa relação entre empresa ou categorias profissionais e o plano de saúde é a administradora de benefícios. Você sabe o que ela faz?

Entenda agora o papel de uma administradora de plano de saúde:

A administração de benefícios

No ano de 2009, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) editou uma resolução normativa (RN N. 196, de 14 de julho de 2009), criando a figura da Administradora de Benefícios.

Uma empresa administradora de benefícios viabiliza e administra vale-transporte, vale-alimentação, cesta básica, entre outros, além de planos de saúde e odontológico, para as empresas e para as categorias profissionais. Para as empresas são os chamados planos de saúde coletivos empresariais, enquanto para as categorias profissionais o plano de saúde coletivo por adesão.

Números recentes da ANS (Sala de Situação) dão conta de que, de um total de cerca de 48 milhões de beneficiários, mais de 38 milhões compõem planos coletivos (por adesão e empresarial).

Importante destacar que a atividade de administração de benefícios (prestação de serviços) não se confunde com a corretagem (venda de produtos) de planos de saúde.

O que faz uma administradora de plano de saúde?

Assim, considerando os seus dois principais públicos-alvo — empresas e categorias profissionais —, as ações de uma administradora de benefícios são:

Para as empresas

  • Assessora a empresa na contratação do plano de saúde para seus colaboradores;
  • Faz a gestão do plano de saúde contratado pela empresa com vistas à sua sustentabilidade.

Para as categorias profissionais

  • Reúne pessoas da mesma categoria para a constituição de um plano de saúde coletivo;
  • Identifica as operadoras e os planos de saúde mais adequados para o grupo da categoria em questão;
  • Divulga e disponibiliza para os profissionais o plano de saúde viabilizado;
  • Representa os interesses de seu cliente junto à operadora;
  • Presta serviços administrativos referentes ao plano de saúde.

Vantagens para as categorias profissionais

O plano de saúde oferecido para as categorias profissionais é o plano coletivo por adesão. Suas principais vantagens são:

Valores mais acessíveis

De modo geral, os planos por adesão apresentam um grande número de pessoas incluídas. Por essa razão, custam de 25% a 40% menos que os planos individuais ou coletivos feitos por pessoa física. 

Sem carência ou carência reduzida

Assim como o valor se reduz em função da quantidade de pessoas incluídas no plano, também as carências são significativamente reduzidas ou, até mesmo, eliminadas. Essa facilidade representa uma grande vantagem para os funcionários da categoria profissional que constitui o plano de saúde.

Abrangência da cobertura dos procedimentos

A abrangência da cobertura dos procedimentos é a mesma que a dos planos individuais, não havendo redução pelo fato de ser mais barato.

Assim, uma empresa administradora de benefícios traduz a máxima de que benefícios para a equipe de colaboradores constituem investimento que motiva a equipe, e não custos.

Gostou de saber o que faz uma administradora de plano de saúde? Assine a nossa newsletter e mantenha-se por dentro do assunto.