A terceirização de serviços tem sido muito utilizada por organizações que adotam um planejamento focado na atividade-fim do negócio e que buscam mais agilidade, qualidade e especialização em todos os processos. A adoção deste tipo de serviço visa principalmente otimizar os recursos financeiros e garantir uma performance de destaque para a empresa.

A escolha entre a gestão interna de benefícios ou a terceirização dos serviços depende de algumas questões pontuais, como: objetivo da organização, capital disponível para investimento em recursos humanos e para atualização constante dos profissionais.

Neste artigo, vamos discutir os principais segredos da gestão de benefícios, apresentando dicas importantes que vão ajudá-lo a avaliar o perfil da sua empresa e a entender se a terceirização destes serviços não é a iniciativa que faltava para melhorar o desempenho do seu negócio. Confira!

Gestão de benefícios terceirizada

Muitas organizações optam pela gestão interna de benefícios. Ocorre que esta escolha normalmente está relacionada à falta de planejamento estratégico e ao desconhecimento sobre os serviços de gestão de benefícios terceirizada.

Grande parte dos empreendedores não sabe, mas é possível terceirizar a gestão de benefícios do negócio, agregando custo-benefício com eficiência. Empresas especializadas neste segmento administram todas as etapas de implantação e manutenção do serviço, além de gerenciar os benefícios oferecidos pelas companhias, como plano de saúde, vale alimentação, refeição, seguro de vida, entre outros.

Além disso, a terceirização é um assunto em alta e vem ocupando cada vez mais espaço no mercado desde a entrada em vigor das mudanças na legislação de terceirização, que trouxeram ainda mais segurança aos empresários que investem nesta estratégia de contratação.

Mas, afinal, a terceirização de serviços é uma prática aceita pela legislação?

Sim, a Lei 13.429 de março de 2017, representou uma mudança significativa para os empresários que investem em serviços terceirizados. Com a nova lei, não só as atividades-meio podem ser terceirizadas, mas também as atividades-fim.

Desta forma, ficou ainda mais tranquilo para o empreendedor que deseja contratar prestadores de serviços terceirizados para o seu negócio. Normalmente, este tipo de contratação reduz os gastos com despesas de gestão de colaboradores.

Vantagens da terceirização de serviços

Confira as principais vantagens da contratação de serviços terceirizados para a gestão interna de benefícios:

  • organização e gerenciamento: facilita a organização da empresa e permite o controle das atividades, otimizando as tarefas internas e permitindo o foco em tarefas focadas na atividade-fim da empresa;
  • economia: é mais econômica do que a criação de um setor específico e a manutenção de um profissional dentro da empresa. A contratação de um colaborador geralmente implica em custos com encargos trabalhistas e previdenciários, FGTS, INSS, férias e outras despesas vinculadas ao trabalhador que possui vínculo empregatício;
  • trâmites jurídico trabalhistas: não é preciso se preocupar com problemas trabalhistas com os funcionários, pois esta responsabilidade é da empresa terceirizada;
  • profissionais experientes com conhecimento de mercado: empresas terceirizadas costumam contar com equipes especializadas, evitando a limitação a um único profissional. Isto representa a possibilidade de melhores resultados e a adoção de estratégias mais focadas, valendo-se de soluções vinculadas à experiência já mantida com outros clientes.

Como identificar se o seu negócio precisa de serviços terceirizados

A maior parte das empresas que terceirizam determinados serviços quer reduzir os seus custos, contando com um serviço profissional e permitindo ter mais tempo para dedicar a sua atividade-fim.

Não há riscos para a contratação de serviços terceirizados, desde que a empresa verifique as referências e reputação no mercado da prestadora antes de firmar um contrato de prestação de serviços.

Um dos lados negativos da terceirização é que o empresário, a princípio, não consegue formar o colaborador terceirizado na cultura do seu negócio. Entende-se por cultura o hábito, costumes e valores que norteiam a organização, compreendidos pela missão, visão e valores da instituição contratante.

Todavia, as vantagens agregam soluções que permitem ampliar a mentalidade do próprio empresário, auxiliando o mesmo no conhecimento de mercado e na adoção das melhores soluções para o seu negócio.

A terceirização de serviços pode trazer agilidade e profissionalismo para quem contrata. Descubra como identificar se o seu negócio precisa terceirizar a gestão de benefícios:

1. Dedicação total à atividade-fim

Com a terceirização da gestão de benefícios, é possível que os gestores do negócio se dediquem exclusivamente ao negócio e à estratégia da empresa contratante. Preocupações fora do escopo da atividade-fim da empresa são compartilhadas com os parceiros, bem como a responsabilidade pela operação.

Com essa facilidade, é possível direcionar esforços, conhecimento e energia para aperfeiçoar a gestão da empresa, atingir os objetivos e os resultados planejados.

Enquanto isso, as empresas terceirizadas tratam de questões operacionais e burocráticas, garantindo eficiência na tarefa e a redução do tempo investido com a gestão de colaboradores.

Portanto, se a sua empresa se identifica com a falta de tempo para investir na atividade-fim, já é hora de cogitar a terceirização de algumas atividades-meio.

2. Ter profissionalização em todas as etapas da empresa

Um benefício importante é poder contar com profissionais e equipes mais especializados, com conhecimentos diferenciados e raciocínios técnicos específicos, capazes de realizar e estruturar o planejamento com mais qualidade e excelência, podendo ser considerada a terceirização uma profissionalização das tarefas.

Como vantagem competitiva, ainda é possível reduzir custos com palestras e capacitação interna, já que a responsabilidade pelo serviço passa a ser da organização prestadora de serviços e de seus contratados.

3. Serviços atualizados

As organizações especializadas investem frequentemente na aquisição de novas tecnologias e na qualificação de seus profissionais para manter o diferencial competitivo e oferece ainda mais qualidade nos serviços oferecidos.

Por isso, a empresa contratante pode priorizar os seus próprios investimentos e dedicar os recursos disponíveis a projetos mais importantes para a estratégia da organização.

4. Sustentabilidade do negócio

As empresas terceirizadas também são capazes de sustentar o crescimento da operação sem que haja a necessidade de grandes investimentos, especialmente em infraestrutura ou tecnologia.

Essa é uma necessidade que muitas empresas sequer identificam e não acaba sendo considerada nos processos de decisão pela escolha por uma empresa terceirizada.

Como a sua empresa trata a gestão de benefícios? É válido repensar a sua estratégia e colocar na sua pauta a terceirização de serviços, pois ela pode ser o passo que faltava para o crescimento do seu negócio. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos relevantes para a sua empresa.