Além da gestão do capital financeiro e de todos os outros processos importantes para o bom funcionamento de uma organização, a gestão de pessoas merece um lugar de destaque no que se refere a ajudar a empresa a alcançar o sucesso desejado.

Esse, portanto, é um grande desafio dos gestores, que devem estar sempre pensando em maneiras de motivar seus colaboradores e promoverem um ótimo clima organizacional, garantindo sua satisfação e, consequentemente, produtividade e resultados. Ou seja, esse deve ser um trabalho contínuo.

Então, se você quer melhorar a gestão de pessoas em sua companhia e gostaria de algumas dicas para recrutar e reter talentos, continue lendo este artigo!

Como melhorar o processo de recrutamento em minha empresa?

O processo seletivo de uma firma é o primeiro passo para acertar na gestão de pessoas. Afinal, contratar os colaboradores certos, já é meio caminho andado para o sucesso. Confira abaixo três práticas importantes na hora do recrutamento e seleção de colaboradores!

Estruture o processo seletivo

Fazer um processo seletivo deve ser algo sério e não pode ser encarado apenas como o preenchimento de uma vaga por alguém legal e que saiba fazer as coisas.

O gestor deve trabalhar de maneira estratégica para encontrar o melhor talento para a vaga em questão e para isso ele deve começar analisando os atuais funcionários e as principais necessidades e dificuldades da empresa naquele momento.

Depois, é preciso estruturar o processo seletivo, já tendo todas as etapas preparadas e sabendo exatamente o que se espera dos candidatos em cada uma delas.

Defina o perfil profissional que está buscando

Definir o perfil profissional que você está buscando é fundamental para tomar a decisão mais acertada.

Para isso, é importante levar em conta as competências técnicas e o perfil comportamental ideal para o desempenho das funções em questão.

Alinhe as características da vaga com o candidato

Um erro muito comum é admitir um colaborador sem explicar pra ele exatamente qual será o seu trabalho, seus benefícios, horário de trabalho e o que, de fato, ele fará.

Alinhar todas as características da vaga com o candidato antes de efetuar a contratação é essencial para evitar frustrações e insatisfações de ambas as partes, que podem acarretar em demissões e perda de tempo e dinheiro.

Como favorecer a retenção de talentos em minha companhia?

Reter talentos é uma arte que vale muito a pena para a empresa. Profissionais que têm o seu valor reconhecido, continuam na firma e que crescem junto com ela são bastante benéficos para o seu negócio. Veja abaixo algumas dicas para reter talentos em sua equipe!

Trabalhe com uma política de benefícios

Hoje em dia, além do salário, os trabalhadores estão se preocupando também com os benefícios oferecidos pela companhia em que trabalham e isso se torna um diferencial competitivo na hora de reter talentos.

Por isso, pesquise as preferências de seus funcionários e invista em uma política de benefícios que envolvam vales-refeição e alimentação, planos de saúde e odontológico, seguros de vida, dentre outros.

Preocupe-se com o ambiente de trabalho

Oferecer um ambiente de trabalho amistoso e saudável faz toda a diferença na hora de reter seus talentos.

Para garantir isso, além da preocupação com questões ergonômicas, de higiene e segurança no trabalho, também entram itens como: dar liberdade de ideias e expressão aos seus colaboradores, promover a integração entre eles, respeitar seus horários e tudo o que possa melhorar a sua qualidade de vida no ambiente profissional.

Promova a aprendizagem e o desenvolvimento

Um trabalho que promove a aprendizagem e o desenvolvimento constante de seus colaboradores, alcança índices de retenção de talentos muito maiores e isso pode ser feito por meio de feedbacks frequentes, plano de carreira, reconhecimentos, treinamentos, palestras, workshops, financiamento parcial ou integral de cursos etc. Planeje-se e invista em seus talentos!

Saber recrutar e reter talentos é muito importante para alcançar os objetivos e conquistar o sucesso da empresa. Gostou deste artigo e quer ainda mais dicas que podem ajudá-lo a melhorar a gestão de pessoas de sua companhia? Leia nosso artigo com as melhores práticas de administração de recursos humanos!