Uma pesquisa realizada pela Glassdoor e divulgada pela revista Época Negócios revelou que a maioria dos profissionais prefere trabalhar em empresas que oferecem benefícios e regalias. Mas, para ser bem-sucedida nisso e atrair os melhores talentos, a sua organização deve contar com uma boa gestão de benefícios.

Sendo assim, como uma empresa pode obter êxito na administração dos benefícios destinados aos colaboradores? Qual é a melhor forma de fazer essa gestão? Acompanhe nosso artigo e descubra!

Por que é importante ter uma boa gestão de benefícios?

Quando não há uma eficiente administração de benefícios, a empresa pode sofrer sérios prejuízos. Entre eles, encontram-se os pagamentos indevidos para os colaboradores, como nas férias, dias de falta e licença maternidade.

Em contrapartida, o dinheiro gasto com a má gestão de benefícios poderia ser usado para investir em outras áreas da empresa, por exemplo, na criação de um programa de treinamento para os funcionários.

Um aspecto que melhora quando há uma boa administração de benefícios é a motivação dos colaboradores. Quando percebem que a empresa concede os benefícios de modo consistente e justo, tendem a aumentar seus níveis de engajamento e produtividade.

Como fazer o gerenciamento de benefícios?

Muitas organizações consideram um grande desafio fazer uma boa gestão de benefícios. Essa é a realidade na sua empresa? Então, confira, a seguir, excelentes dicas.

Contrate uma administradora

Algumas instituições decidem contratar uma empresa terceirizada para administrar a gestão de benefícios. Essa é uma ótima atitude. No entanto, é preciso ficar atento à qualidade dos serviços oferecidos pela administradora contratada.

Faça uma pesquisa na internet sobre a reputação dessa empresa e os índices de satisfação dos clientes atendidos por ela. Além disso, é importante verificar se a taxa cobrada pelos serviços é compatível com a média do mercado.

Flexibilize os benefícios

É altamente recomendável oferecer um pacote de benefícios flexível para os colaboradores. Há profissionais que não apreciam acessar todos os benefícios disponibilizados. Outros, podem preferir montar um pacote personalizado de acordo com as suas necessidades específicas.

Sendo assim, a empresa pode conceder tanto um pacote básico de benefícios quanto um a ser customizado pelo colaborador.

Esclareça a política de benefícios da empresa

Outro importante fator na gestão de benefícios é a clareza das informações. De fato, cabe à empresa explicar para a sua equipe interna o motivo de disponibilizar cada um dos benefícios.

É essencial esclarecer como os benefícios são pagos e quais são os percentuais descontados na folha de pagamento. Tal atitude aumenta a confiança do colaborador na instituição.

Use ferramentas de controle e organização

A automatização é crucial para tornar a administração de benefícios mais eficaz, pois, assim, a empresa consegue cruzar dados dos funcionários e identificar quais benefícios cada um deles acessa.

Ademais, com o apoio da tecnologia, pode-se descobrir se um trabalhador deve ou não receber um benefício. Por exemplo, digamos que um funcionário afirma necessitar de quatro vales-transportes para ir e voltar do trabalho.

No entanto, o sistema, com base no endereço fornecido pelo colaborador, traça a rota que ele faz e constata que são necessárias apenas duas passagens. Desse modo, a empresa evita prejuízos.

Por que adotar uma política de benefícios?

Os benefícios aumentam a qualidade de vida dos funcionários, fazendo com que eles trabalhem mais felizes. Em consequência disso, o clima organizacional melhora, elevando a produtividade da equipe interna.

Em vista disso, o índice de rotatividade e absenteísmo diminui consideravelmente e, consequentemente, os resultados financeiros sobem expressivamente.

Portanto, é fundamental que a sua empresa invista na gestão de benefícios, sobretudo, se você deseja colher resultados positivos em longo prazo.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu perceber o valor da gestão de benefícios em uma empresa? Então, deixe esse processo nas mãos de profissionais. Entre em contato conosco!