A geração Millennial, também conhecida como geração Y, é aquela nascida entre 1980 e 2000, sinônimo de inquietude e vontade de crescer. Ela carrega, em seu DNA, um forte senso de equipe e criatividade, contribuindo significativamente para a inovação na empresa.

Para engajar colaboradores com esse perfil, por exemplo, é importante criar uma cultura de meritocracia, incentivar o intraempreendedorismo e facilitar a comunicação. Separamos essas e outras dicas para você. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Incentive práticas de intraempreendedorismo

A geração Millennial é extremamente empreendedora, não é à toa que muitos optam por atuar em startups ou começar seu negócio do zero. Por isso, é importante estimulá-los a pensar como ‘’dono’’, isto é, olhar o negócio como seu fosse seu.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma possibilidade é bonificar aqueles que identificam um problema (ou oportunidade) e depois desenvolvem e implementam soluções. Outra opção é colocar caixinhas de sugestões, permitindo que todos compartilhem o que pensam.

Construa uma cultura de meritocracia

Meritocracia significa recompensar os talentos pelos resultados que entregam, e não apenas pela sua proximidade com o CEO ou seu tempo de ‘’casa’’. Quando há uma sólida cultura nesse sentido, é possível energizá-la na busca por resultados fora da curva.

Para delinear essa cultura, é importante definir recompensas que estejam de acordo com a complexidade das tarefas. Hoje, há recompensas inovadoras que podem ser usadas, como: um dia de folga remunerada, uma vaga exclusiva na garagem ou um almoço com o CEO.

Estabeleça um propósito claro de atuação

O propósito é o que dá sentido ao negócio — e isso vai muito além do dinheiro, que é apenas uma consequência do trabalho. Segundo pesquisa, empresas que têm um verdadeiro propósito são 5.3 vezes mais eficazes em reter a geração Y. Para construir o seu propósito, comece pensando ‘’se minha empresa não existisse, o que o mundo perderia?’’.

Crie sinergia entre os profissionais

Como dito, o senso de equipe é arraigado nesses profissionais. Não é por acaso que aplicativos de colaboração, como Uber e Wize, fazem tanto sucesso. Por essa razão, também é importante otimizar a sinergia da equipe, especialmente melhorando a comunicação interna.

Além da implementação de canais de diálogo, como murais de recados e aplicativos mobile, é importante separar momentos especificamente para isso — como treinamentos colaborativos, momento do café ou happy hour após o expediente de trabalho.

Implemente benefícios complementares

Achar que o salário é o fator mais desejado para essa geração é um grande engano. Fatores como qualidade de vida e clima organizacional são mais importantes, por isso devem ser otimizados. Para isso, uma ótima solução são os benefícios complementares.

Os benefícios mais populares são: plano de saúde, odontológico, vale-transporte e vale-refeição. Assim, é possível dar mais segurança aos profissionais, bem como deixá-los mais concentrados nas tarefas diárias e menos preocupados com problemas pessoais.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Engajar a geração Millennial não é uma tarefa complexa, basta usar as dicas que foram citadas. No final, você terá um empreendimento mais produtivo, inovador e capaz de se manter na vanguarda do mercado.

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