O ambiente de trabalho diz muito sobre o perfil da empresa. Não basta se contentar apenas com a qualidade do produto ou do serviço que você presta! Ficar atento ao que ocorre com os funcionários também é parte importante do processo de formação da imagem do seu negócio.

Além disso, por serem parte essencial da cadeia produtiva, os colaboradores precisam se sentir bem fisicamente e mentalmente. Com isso, conseguem exercer as suas funções da forma adequada.

Confira no post de hoje por que sua empresa deve conceder benefícios aos colaboradores de forma diferenciada e descubra quais recursos você deve oferecer!

Por que oferecer benefícios aos colaboradores?

Manutenção da motivação

Funcionários que recebem benefícios diversos se sentem mais motivados para trabalharem no dia a dia. Em primeiro lugar, percebem que aquele ambiente valoriza o trabalho dele e, com isso, sentem-se mais abertos para realizarem suas rotinas com mais empenho.

Em segundo lugar, determinados benefícios deixam seu colaborador mais saudável, ativo e feliz. Pessoas assim tendem a reduzir suas faltas no serviço, adoecem menos e conseguem exercer melhor as suas funções.

Por fim, esses benefícios mantêm o ambiente de trabalho mais divertido, aliviando a tensão em excesso, algo positivo para muitas empresas e que também diminui os índices de funcionários enfermos.

Aumento da produtividade

Pessoas em melhores condições conseguem ser mais produtivas. Quer ver um exemplo? Sabe quando você se sente mal, desmotivado e, até mesmo, fisicamente doente? Consegue realizar suas funções da mesma forma que realizava quando estava 100%? Não, não é mesmo?

Ou seja, é possível melhorar a rentabilidade interna investindo apenas no seu quadro de funcionários. O custo-benefício dessa ação é compensatório, sendo uma atitude inteligente e eficaz da gestão.

Melhora na imagem da sua empresa

Para o cliente final, não importa apenas o produto ou o serviço entregue. Atualmente, ele quer avaliar se tudo foi feito de forma respeitável e ética durante o processo. Caso contrário, há o risco de ele deixar de consumir aquilo que a sua marca oferece.

Basta ver os diversos casos de boicote quando há denúncias de más condições de serviço, trabalho escravo e outras situações. Por outro lado, quando existe uma valorização do trabalhador, tende-se a construir uma boa reputação da empresa.

Evolução do clima organizacional

O clima organizacional é a forma como o colaborador percebe o empreendimento. Quanto mais positiva essa percepção for, seus funcionários trabalharão melhor, sofrerão menos com problemas de saúde e será possível evitar o turnover — que causa impactos severos a curto e longo prazo.

Os benefícios influenciam diretamente nisso. Quanto mais eficazes eles forem, o funcionário entenderá melhor a estrutura da empresa e também poderá “suar mais a camisa” pelo negócio.

Quais benefícios diferenciais que posso conceder aos colaboradores?

Em primeiro lugar, você deve saber quais são os benefícios sociais obrigatórios que toda empresa deve conceder aos seus colaboradores no ato da contratação. Isso é fundamental para compreender a legislação e evitar ações judiciais.

Algumas organizações também concedem benefícios estranhos e atípicos. Entretanto, outros já são mais comuns e podem representar um diferencial para seu o negócio, como:

  • plano de saúde;
  • vale-alimentação;
  • vale-refeição;
  • vale-cultura;
  • mensalidade em academias (ou outros locais de prática desportiva) ou descontos;
  • mensalidade de aplicativos de entretenimento (Netflix e Spotify, por exemplo);
  • descontos em empresas de viagens em período de férias.
  • participação dos lucros e rendimentos.

Esses são alguns dos benefícios aos colaboradores que você pode oferecer para melhorar o ambiente do seu empreendimento. Para saber mais sobre cultura organizacional e conferir dicas sobre a rotina do negócio, assine nossa newsletter e receba as nossas atualizações por e-mail!