Trabalhar em um ambiente agradável é o desejo da maioria das pessoas, não é mesmo? Afinal, o local de trabalho é onde passamos grande parte de nosso dia. Cada vez mais, as pessoas valorizam a qualidade das relações e do ambiente onde trabalham. Algumas, inclusive, consideram isso mais importante do que receber bons salários.

O clima organizacional influencia a produtividade, as relações interpessoais, a motivação dos colaboradores e ainda pode impactar a saúde do trabalhador. Portanto, manter um bom clima é fundamental para qualquer empresa.

Mas você sabe o que é clima organizacional? Nesse artigo, vamos explicar melhor esse conceito e mostrar sua influência dentro das empresas. Confira!

O que é clima organizacional?               

Esse conceito se relaciona diretamente com a maneira como o colaborador percebe a organização, com suas características, normas e cultura. Trata-se de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebido direta ou indiretamente pelas pessoas que convivem nele.

Portanto, o clima organizacional depende de como os colaboradores enxergam a empresa, o que pode variar muito de pessoa para pessoa. No geral, ele abrange a relação dos colaboradores com a organização, tendo ligação também com a qualidade e adequação do ambiente para o trabalho e com o apoio que os funcionários sentem que recebem.

Por ser impactado por diversos fatores e ser percebido de maneiras diferentes por cada indivíduo, manter um bom clima pode ser um desafio para os gestores. No entanto, para buscar a melhoria nesse indicador, o primeiro passo é verificar se os colaboradores têm uma percepção positiva ou negativa sobre o ambiente de trabalho, por meio da pesquisa de clima organizacional.

Com esse instrumento, é possível verificar a opinião dos colaboradores sobre diversas variáveis organizacionais. Um dos modelos de pesquisa de clima utiliza um questionário baseado em nove indicadores, sendo eles:

  • Estrutura: sentimento do trabalhador em relação a restrições, regras e regulamentos do trabalho;
  • Responsabilidade: autonomia do trabalhador para realizar suas funções;
  • Desafio: sentimento de risco ao tomar decisões e no desempenho das funções;
  • Recompensa: sentimento de ser reconhecido por um trabalho bem feito e opinião sobre a política de promoção e remuneração;
  • Relacionamento: amizade e ajuda mútua entre os membros da organização;
  • Cooperação: espírito de ajuda e apoio mútuo entre gestores e subordinados;
  • Conflito: possibilidade de expressar opiniões discrepantes e maneira utilizada para solucionar conflitos;
  • Identidade: sentimento de pertencimento à organização, compartilhamento de objetivos pessoais com os organizacionais;
  • Padrões: opinião sobre o grau em que a organização enfatiza normas e processos;

A partir do resultado da pesquisa, é possível identificar quais aspectos podem ser modificados para melhorar a relação entre a empresa e os funcionários e elaborar um plano de ação para solucionar os problemas. 

Antes de aplicar o questionário é importante conscientizar os funcionários sobre a finalidade do instrumento e sobre a importância da sinceridade das respostas, lembrando-os de que a pesquisa será respondida anonimamente e não trará nenhum prejuízo para o desenvolvimento de seu trabalho. 

Qual a influência do clima na empresa?

A qualidade do clima organizacional afeta as principais variáveis do ambiente laboral. Uma delas é a produtividade da equipe, que é diretamente influenciada pelo clima. Ambientes ruins e desmotivadores diminuem significativamente a capacidade de produção dos colaboradores, enquanto um clima leve e positivo aumenta o índice de produtividade.

O clima pode, ainda, impactar o aspecto emocional e a concentração dos funcionários. Quando o clima é negativo, a saúde do trabalhador também pode ser fragilizada, podendo causar apatia, estresse, depressão e até adoecimento físico. Dessa forma, um clima organizacional ruim pode aumentar as taxas de absenteísmo e o número de afastamentos na empresa, o que prejudica a produtividade no geral.

Além disso, a satisfação e a motivação dos colaboradores também dependem da qualidade do clima. Em um ambiente com muita competição e estresse, a tendência é que os profissionais se sintam insatisfeitos e desmotivados. Portanto, é muito importante proporcionar um ambiente em que os funcionários se sintam seguros, valorizados e estimulados. Medidas para integrar a equipe também ajudam a torná-la mais engajada e melhoram o clima da empresa.

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