Ser o dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas. No entanto, alguns que se tornam empresários enfrentam percalços que podem impedir o crescimento de sua empresa. Diante disso, eles se perguntam: como fazer corretamente a gestão de funcionários de PMEs?

É esse o seu caso? Então, você está lendo o artigo certo, pois daremos dicas de como cuidar bem do seu capital humano. Acompanhe!

Quais são os desafios para fazer a gestão de funcionários de PMEs?

Nas grandes empresas, é mais fácil administrar os colaboradores. Afinal, elas têm um setor de RH bem estruturado com profissionais especializados em gestão de pessoas.

Sendo assim, essas organizações conseguem elaborar boas estratégias de atração e retenção de colaboradores, capacitação da equipe interna e fortalecimento da cultura corporativa.

Em contrapartida, muitas PMEs não possuem uma área voltada para a gestão de funcionários. Na maioria das vezes, um gestor cuida dos assuntos desse e de outros setores da empresa.

Mesmo nessa situação, é possível que uma instituição de pequeno ou médio porte faça uma administração eficiente do seu capital humano. Mas como? Veremos a seguir.

Como fazer uma gestão eficiente de colaboradores?

Vejamos algumas práticas que tornam a gestão de funcionários de PMEs mais estratégica e operativa.

Treinamento

É muito importante que seja incluído na política interna da empresa um programa de treinamento e capacitação de funcionários. E não precisa ser algo muito dispendioso. Por exemplo, existem muitos cursos on-line que podem ser usados na instrução do time interno.

Além disso, o gestor deve ficar atento a eventos corporativos voltados para o mercado de atuação do negócio e inscrever os funcionários para participar deles. Ademais, o processo de mentoring pode ser incluído nesse programa de aprendizagem.

Nele, os funcionários mais experientes treinam os mais novos para exercerem bem as suas funções. Até mesmo uma prática chamada job rotation (rodízio de cargos) pode integrar a grade do treinamento. Desse modo, todos os colaboradores são ensinados a desenvolver suas competências em diversas funções.

Feedbacks

Quer ter funcionários mais engajados e felizes? Adote na sua empresa a prática do feedback. Esse é um dos segredos das grandes organizações. Quando o gestor faz observações bem direcionadas sobre os serviços de um colaborador, ele percebe que é importante para a empresa e que seu trabalho está sendo observado e valorizado.

Como resultado, esse profissional melhora as suas aptidões, envolve-se mais com o seu trabalho e produz resultados maiores para o negócio.

Pesquisa de satisfação

Outra maneira de fazer uma boa gestão de funcionários de PMEs é por ouvir o que o time interno tem a dizer sobre os processos da empresa. Para isso, é preciso fazer regularmente uma pesquisa de satisfação.

Por exemplo, o gestor pode elaborar um questionário on-line com perguntas bem orientadas que levem os colaboradores a se expressar. Outra forma de conseguir essas opiniões é por meio de reuniões descontraídas nas quais todos são convidados a se comunicarem abertamente.

Quando são abertas as linhas de comunicação na empresa, o clima interno fica mais agradável e os laços de amizade e confiança se fortalecem.

Documentação

É fundamental que documentos relacionados às atividades da instituição estejam bem organizados. Principalmente aqueles que se referem a atividades trabalhistas, como controle de ponto, exames periódicos, benefícios, atestados médicos etc.

Esses dados importantes podem ser guardados em um arquivo físico, mas é muito mais seguro se forem armazenados em servidores virtuais. Dessa forma, evita-se o desgaste e encontra-se com mais facilidade os documentos.

Benefícios

Atualmente, as organizações estão implantando um sistema de meritocracia, ou seja, os colaboradores de melhor rendimento recebem benefícios ou prêmios da empresa. Esses “mimos” podem ser simples, como um vale-refeição ou alimentação para que o funcionário gaste como quiser. Essa prática motiva os colaboradores a darem o seu melhor, pois eles se sentem queridos pela empresa.

Sendo assim, com pequenas atitudes, uma pequena ou média organização consegue ter uma boa administração do seu capital humano. Se fizer dessa forma, poderá crescer e se tornar uma grande empresa.

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