No atual mercado competitivo é indispensável que as corporações elaborem um plano de cargos e salários para os colaboradores. Dessa forma, além de reter grandes talentos, a empresa é beneficiada também em produtividade, qualidade e engajamento dos profissionais.

Ao explicitar aos funcionários que eles são importantes e que a organização se preocupa com o seu crescimento, é gerada uma relação de fidelidade, satisfação e confiança.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para criar um plano de carreiras eficiente e que, de fato, tenha como retorno os benefícios citados. Ficou interessado? Então siga a leitura do post  e confira!

Avalie a visão de futuro dos colaboradores

Para elaborar um plano de cargos e salários é importante conhecer seus colaboradores. Avalie suas perspectivas futuras e trabalhe em cima de suas metas e visões. Dessa forma, torna-se mais fácil criar estratégias que sejam atrativas aos seus profissionais.

Quando você não sabe os desejos do seu público interno, há o risco de oferecer benefícios, ou medíocres ou muito além das possibilidades dos indivíduos e isso, além de gerar frustração, desmotiva os funcionários.

Estabeleça metas e estimule para que sejam cumpridas

Estabeleça metas semanais e mensais para que seus funcionários trabalhem sempre com foco em resultado e crescimento. Busque oferecer algum tipo de prêmio aos colaboradores que forem capazes de cumprir essas metas.

Com isso, você mostra aos seus profissionais que eles estão sendo valorizados e que seus esforços não estão sendo empregados em vão.

Crie uma trilha para os colaboradores percorrerem até a promoção

Após estabelecer as metas citadas no tópico anterior, é importante explicitar aos colaboradores quais são os resultados que eles devem apresentar para conseguir uma promoção. Ou seja, deixe claro qual é o tempo necessário na empresa, quais as qualificações almejadas, qual a frequência dos processos internos para a ascensão de cargos, entre outros.

Dessa forma, o funcionário vai saber exatamente os passos que deve trilhar para conseguir crescer na corporação. É importante ressaltar que essas etapas precisam estar de acordo com as possibilidades dos colaboradores, estabelecer metas impossíveis de serem conquistadas só vai gerar um clima organizacional negativo.

Tenha compromisso com a ética nos processos

Ao elaborar um plano de cargos e salários para os colaboradores é primordial que as estratégias sejam realistas. Isso significa que a empresa precisa estar ciente de que consegue cumprir o prometido e os profissionais devem receber a ascensão de forma justa e imparcial.

Ou seja, tudo deve ser embasado em resultados palpáveis. Com isso a corporação consegue manter uma relação de parceria e honestidade com os colaboradores. Quando as etapas são éticas e as possibilidades são iguais para todos, não há o risco de ocorrer inimizades e competições negativas entre os funcionários.

Como vimos, elaborar um plano de cargos e salários com compromisso ético e investimento na motivação do colaborador pode fazer a empresa alavancar seus resultados.

Para se manter competitivo no mercado é preciso cuidar da satisfação tanto do público externo, quanto do interno. Uma organização que é capaz de se atentar a isso, multiplica suas chances de sucesso.

E então? Gostou do nosso artigo? Leia também sobre a importância da administração de cargos e salários e amplie seus conhecimentos!

Powered by Rock Convert