Todos sabem que a produtividade da equipe está diretamente ligada ao sucesso do negócio. Entretanto, parece ser novidade para alguns que as rotinas trabalhistas colaboram com esse aspecto, interferindo não só no desempenho dos colaboradores, como também na sistematização geral da empresa. 

Interessou-se pelo assunto e quer entender melhor a influência das rotinas trabalhistas dentro de uma organização? Então confira nosso post!

Possibilitam o sentimento de igualdade

Benefícios originados da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como férias remuneradas, limite de jornada por dia/semana, além de outros direitos que envolvem a relação entre colaboradores e gestores, têm um caráter singular dentro de uma organização, promovendo o sentimento de igualdade entre todos os membros.

Oferecendo as mesmas vantagens e cobrando os mesmos deveres de todo o quadro de efetivos, a empresa consegue criar um ambiente equilibrado. Essa simples ação evita possíveis conflitos internos e incentiva uma convivência harmoniosa entre os integrantes.

Por isso, é função do departamento de RH ou da contabilidade deixar claro para os gestores e proprietários cada uma das rotinas trabalhistas, priorizando um tratamento igual e justo para a equipe. 

Minimizam os riscos de ações judiciais

Hoje, grande parte dos trabalhadores sabem de cor quais são seus direitos e qualquer falha pode ser motivo o suficiente para gerar um processo judicial. Então, para não ter erro, esclareça com a empresa contratante todos os detalhes inerentes às rotinas trabalhistas, evitando um possível deslize que pode resultar em multas pela fiscalização e ações trabalhistas movidas pelo empregado. 

Pode parece óbvio, mas nem todos os gestores e empresários têm o conhecimento necessário para efetivar os trâmites legais que garantem a regularidade da relação entre empregado e empregador. Na falta de um departamento próprio para lidar com tais questões, muitas das vezes cabe ao contador se responsabilizar por essa área, orientando a empresa nos devidos processos. 

Verificar os ajustes salariais de acordo com as convenções coletivas, entregar periodicamente o guia de recolhimento à Previdência Social, determinar as férias antes que vençam, manter atualizado o quadro de horários e analisar a questão da hora extra em cada caso, por exemplo, são apenas alguns dos itens que merecem atenção redobrada.

Aumentam a produtividade

Vale-transporte, 13º salário, descanso remunerado e salário maternidade: são vários os benefícios concedidos ao trabalhador, fator que torna-os mais motivados. E não é novidade que colaboradores mais motivados são sinônimo de aumento de produtividade.

Em contrapartida, o atraso do pagamento ou falha em qualquer um dos direitos que são assegurados por lei geram um forte mal estar, e pode resultar em um funcionário com rendimento abaixo do esperado.

Então, alerte a empresa sobre a importância de manter todas as rotinas trabalhistas em dia, dando motivos para que a equipe tenha um desempenho satisfatório e, consequentemente, consiga melhores resultados.

Ajudam na organização empresarial

Todos os setores de uma empresa precisam estar em perfeita sintonia para que o conjunto funcione corretamente. Assim, a partir do momento que um segmento tem problemas, os demais, em questão de tempo, também apresentarão falhas. Pode apostar!

Esse cenário não é diferente quando se trata das rotinas trabalhistas, que, apesar de burocráticas, são totalmente essenciais para a manutenção de um negócio, facilitando a organização da empresa como um todo. 

Assunto um pouco complicado, fato é que o auxílio de um contador é fundamental para garantir a adequada implementação das rotinas que resultam em negócio mais organizado, regularizado e, claro, rentável. 

O que achou do conteúdo? Ele foi útil? Deixe a sua opinião, ela é muito importante para nós!