É muito importante uma empresa ter uma boa administração de cargos e salários para diminuir seu turnover. Mas, para isso, é necessário entender a importância dessa tema em sua organização.

Possuir um plano de cargos e salários bem estruturado é sinônimo de funcionários motivados e engajados no negócio, tendo em vista a transparência na remuneração realizada pela empresa. É importante, ainda, para garantir a segurança jurídica de qualquer organização, uma vez que irá impedir que dois funcionários exerçam funções idênticas e percebam salários diferentes. 

O post de hoje traz a importância dessa administração e quais são os impactos que podem ser causados quando uma empresa não possui um plano de cargos e salários bem estruturado. Acompanhe a seguir! 

1. A implantação de um plano de cargos e salários

A criação de um plano de cargos e salários está em alta, pois é uma maneira objetiva da empresa definir as atribuições de cargos de forma justa e de acordo com as competências exigidas para cada função. 

Um plano de carreira bem definido é uma ótima ferramenta para atrair e reter talentos em uma empresa. Contudo, a empresa deve estar atenta às remunerações oferecidas no mercado para oferecer uma remuneração competitiva, de forma a deixar os funcionários motivados e não perder seus funcionários para a concorrência.

2. Como estabelecer uma administração de cargos e salários 

Primeiramente, é preciso estar claro para a empresa quais são as atribuições de cada cargo. É necessário estabelecer, ainda, as competências exigidas para cada cargo, como:

  • Nível de conhecimento em pacotes de software;
  • Conhecimento de matemática financeira;
  • Nível de fluência em idiomas estrangeiros etc.

Somente após estabelecer as competências exigidas será possível ter uma ideia da remuneração daquele cargo, observando a remuneração que o mercado oferece para as mesmas competências.

Definido isso, é importante apresentar aos funcionários a promoção vertical da empresa, ou seja, a conhecida promoção por mérito. Fica a critério da companhia estabelecer a melhor forma de ser concedida essa promoção, seja por tempo de serviço ou por mérito próprio do funcionário pelo alto desempenho das funções etc.

Apresentar esse plano no momento da contratação do funcionário é uma forma de garantir aquele possível talento na organização, tendo em vista que o futuro colaborador irá perceber as chances de crescimento na empresa.

3. Evite problemas de remunerações diferentes 

Outro motivo da importância da boa administração de cargos e salários é evitar problemas com passivos trabalhistas. Oferecer remunerações diferentes a cargos iguais é uma grande fonte de problemas para muitas empresas.

A norma é clara quanto à equiparação salarial: todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo local e desde que não tenha uma diferença de data de contração superior a dois anos, deverá ser remunerado de forma igual. 

O departamento de recursos humanos de toda empresa deve estar atento à remuneração oferecida a cada empregado contratado, não podendo ser admitidos salários diferentes para funções iguais. A ocorrência desse fato pode ensejar, inclusive, danos morais ao trabalhador, gerando um passivo desnecessário para a empresa.

Estar por dentro de como é feita uma boa administração de cargos e salários é muito importante para manter a competitividade da empresa no mercado.

Fique por dentro de todas as notícias para se manter atualizado! Nos siga nas redes sociais e acompanhe as melhores dicas para sua empresa.