Acompanhar os indicadores de clima organizacional é um importante passo, especialmente se você deseja um ambiente de trabalho produtivo, criativo e saudável. O clima organizacional é, basicamente, como as pessoas se sentem em sua empresa.

Existem muitos fatores que interferem nesse clima, especialmente problemas com a liderança da companhia e comunicação interna. Isso é refletido na motivação dos colaboradores, qualidade dos produtos/serviços e eficiência dos processos.

Pensando nisso, preparamos este post para que você veja quais indicadores deve acompanhar para mensurar o clima do seu negócio. Boa leitura!

1. Evasão do colaboradores

Acompanhar a evasão dos funcionários é o primeiro passo para mensurar seu clima organizacional. Se os empregados não param em sua empresa, mesmo que ofereça um bom salário, então você tem um grande problema de clima organizacional.

A evasão cresce porque ninguém quer permanecer em um local estressante, onde as pessoas não se respeitam e não há uma boa gestão de equipes.

O índice ideal de desligamentos deve ser de 5% em relação ao número de contratados durante todo o ano de atividade. Se em sua empresa esse indicador é superior, você deve elaborar uma política de retenção de talentos.

2. Nível de satisfação dos funcionários

Funcionários satisfeitos são mais engajados e comprometidos com os resultados. Porém, quando estão infelizes, são relapsos, pouco produtivos e vivem a ponto de explodir. Você já parou para mensurar a satisfação interna em sua empresa?

Para fazer isso, você deve realizar questionários periodicamente. Faça as seguintes perguntas aos colaboradores e peça que eles respondam com notas de 1 a 5 — sendo 1 a menor e pior nota:

  • O quanto seu atual trabalho satisfaz suas expectativas?

  • O quanto você está feliz com a atual liderança da sua empresa?

  • O quanto você sente que pode aprender e crescer conosco?

Avalie cada feedback. Se a média de satisfação for baixa, então é um péssimo sinal e você deverá otimizar seus investimentos no bem-estar da sua equipe.

3. Número de retrabalhos

O retrabalho gera novos custos, perda de tempo e atrapalha no atendimento aos clientes. Além disso, esse é um excelente indicador de clima organizacional. Quando o número de retrabalhos está elevado é sinal de que as coisas não vão bem.

O retrabalho é ocasionado especialmente pela falta de processos eficientes, baixo controle da qualidade dos produtos/serviços, falta de treinamento ou indiferença dos funcionários. Independentemente do motivo, é necessário solucioná-lo rapidamente.

Outro fator que contribui para o aumento de retrabalhos é a falta de uma comunicação interna realmente eficiente. Quando não há diálogo, especialmente entre líderes e liderados, o clima fica pesado e o número de erros começa a crescer.

4. Índice de absenteísmo

O número de faltas dos funcionários também deve ser considerado. Ao acompanhar o percentual de absenteísmo, você pode saber se a sua empresa é realmente um bom lugar para trabalhar ou possui um clima pesado e desmotivador.

As faltas comumente são justificadas por doenças — que podem estar relacionadas ao estresse ou más condições de trabalho — ou outros problemas — que podem estar ligados a falta de uma liderança eficiente e da sinergia entre as equipes.

Para melhorar seu clima organizacional é necessário investir no diálogo interno, nos benefícios corporativos, na liderança pelo exemplo e em recompensas baseadas no mérito — sistema de meritocracia.

Agora que você já conhece os principais indicadores de clima organizacional, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail.