O Departamento pessoal está presente em praticamente qualquer empresa e é o responsável por cuidar da parte burocrática dos funcionários, relativa à legislação trabalhista e previdenciária.

Muitas vezes, é confundido com o Recursos humanos, que é responsável pela gestão de pessoas, com foco em analisar o capital humano da empresa, treinamento e desenvolvimento de pessoal, entre outras funções relacionadas ao aspecto comportamental dos colaboradores.

A equipe de DP é responsável pela admissão e o desligamento de funcionários, bem como sua manutenção, o que inclui cuidar dos cálculos e pagamentos de remunerações como salário, décimo terceiro e transporte, além de organizar horários de trabalho e controlar férias.

Em empresas de pequeno porte, geralmente esse serviço é realizado por um contador, já em empresas maiores, o Departamento pessoal está alocado internamente e conta com cargos e funções específicos, divididos em três setores distintos, que são:

Admissão de pessoal

É o responsável por cuidar do processo de integração das pessoas contratadas, de acordo com os critérios jurídicos e administrativos. Seu trabalho começa na busca de profissionais no mercado, selecionando aqueles que são adequados às vagas disponíveis. Esse trabalho pode se dividir entre os cargos:

Analista de Recrutamento e Seleção

Determina e coordena as atividades referentes ao processo de recrutamento e seleção de pessoal, com a intenção de formar um quadro de funcionários qualificados. O analista assessora a diretoria e demais setores da empresa, identificando, analisando e planejando funções e suas respectivas tarefas. Além disso, organiza testes e provas, desenvolve laudos de avaliação dos candidatos, avalia currículos e realiza entrevistas.

Assistente de Recrutamento e Seleção

O assistente executa as atividades elaboradas para o setor, como esclarecimentos sobre vagas disponíveis, organização de currículos, agendamento, recepção e orientação dos candidatos selecionados para os processos seletivos e aplicação de testes e provas.

Compensação de pessoal

Cuida dos assuntos dos funcionários a partir de sua contratação, controlando o fluxo de frequência, os benefícios, a folha de pagamento e o pagamento de tributos, observando o cumprimento das obrigações concernentes a impostos, contribuições e taxas. As tarefas podem ser distribuídas entre os seguintes cargos:

Analista de Administração de Pessoal

Orienta os demais setores da empresa com relação à aplicação da legislação trabalhista e previdenciária e mantém as relações entre a organização e os funcionários, conforme as normas da empresa e a legislação vigente.

Também elabora os cálculos de folha de pagamento, cuida dos tributos e taxas, controla admissões, rescisões, abonos e férias dos funcionários.

Assistente de Administração de Pessoal

Cuida do cumprimento de prazos e determinações legais do departamento, mantém cadastros atualizados, controla valores a serem descontados na folha de pagamento e prepara relatórios de controle de custos.

Analista de Salários e Benefícios

Administra as remunerações e benefícios dos funcionários, supervisiona a aquisição de vales transporte e refeição, além das atividades de descrição e classificação de cargos, definição de faixas salariais e procedimentos de movimentação salarial.

Desligamento de pessoal

Responsável por cuidar dos processos de demissão, desligamento e quitação de contratos de trabalho. Outra atribuição do setor é representar a empresa junto a órgãos oficiais como Sindicato, Justiça do Trabalho e DRT, além de cuidar da rotina de fiscalização necessária.

O profissional dessa área tem ainda como funções: buscar identificar as principais causas de rotatividade na empresa, promovendo entrevistas de desligamento; propor ações de correção para os procedimentos distorcidos e para manter o nível de rotatividade sob controle; buscar identificar pontos de insatisfação, desenvolvendo pesquisas com os colaboradores e monitorar o clima organizacional dentro da empresa.

E então? Agora ficou mais fácil entender sobre os cargos e funções do Departamento pessoal de uma empresa? Se gostou desse conteúdo, compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a também dominarem o assunto!