Muitos empreendedores se responsabilizam por diversos setores dentro da empresa. Você é um deles? Com o aumento da demanda, surge a necessidade de organizar melhor os departamentos e gerenciar os recursos humanos. Nesse contexto, a gestão de benefícios entra como uma aliada em busca de melhores resultados.

Afinal, quem são as pessoas que, além de você, estão na linha de frente do seu negócio? Os seus colaboradores. Então, se eles estiverem motivados e estampando um largo sorriso no rosto, isso significa que o clima organizacional é saudável e que a sua empresa é um lugar bom para trabalhar.

Também é sinal de que eles são mais produtivos no trabalho e, certamente, o atendimento ao público é satisfatório. Mas como conseguir esse nível de engajamento com a equipe?

No post de hoje confira algumas dicas que vão ajudá-lo a responder essa pergunta!

Faça um planejamento eficiente dos benefícios

Jamais ignore a importância de alinhar o planejamento de benefícios de acordo com a necessidade da equipe. Antes de implantar, questione, converse com seus colaboradores para descobrir o que agrada a maioria.

Um benefício muito popular entre trabalhadores são os planos de saúde, incluindo os odontológicos. Além de representar um zelo com o bem-estar do funcionário, esse tipo de ajuda contribui para a qualidade de vida dele e da família.

Defina políticas claras sobre os benefícios

É preciso divulgar as políticas dos benefícios para não causar falsas interpretações e tampouco frustrações. Assim, tanto no processo de recrutamento e seleção, bem como na rotina diária dos trabalhadores, especifique claramente qual o benefício, de que forma ele será repassado, qual o tipo de plano de saúde, que tipo de serviço ele cobre, dentre outros detalhes.

Estimule a taxa de uso dos benefícios

Não adianta disponibilizar benefícios se a maioria dos colaboradores não utiliza, não é mesmo? A satisfação de todos é fundamental para que a equipe trabalhe com alegria e entusiasmo.

Por isso, observe a taxa de uso dos privilégios que a sua empresa oferece. Analise quais são os mais usados e os menos requisitados. Você pode estimular o uso, estender o acesso à família do beneficiado ou até mesmo fazer uma substituição, caso considere conveniente.

Avalie o retorno da gestão de benefícios

O ideal é que os benefícios sejam tão bons para os colaboradores como é para a empresa. Por esse motivo, é importante avaliar o retorno do investimento para saber se a sua estratégia está dando bons resultados ou não.

De toda forma,  essa análise ajuda muito nas suas futuras tomadas de decisão. Afinal, você pode rever as suas campanhas e, se for necessário, viabilizar uma forma de aperfeiçoá-las.

A gestão de benefícios é um investimento em qualidade de vida que causa um impacto positivo nas receitas da empresa. Isso também faz com que o trabalhador permaneça mais tempo na sua organização e fale bem sobre ela para amigos, parentes e sociedade em geral.

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