De uns anos para cá, o RH saiu de uma posição passiva para ter uma atuação mais presente nas organizações. Diante disso, foram surgindo novas estratégias de RH que visam tornar esse setor eficiente e capaz de influenciar os rumos de uma instituição.

Mas como utilizar essas estratégias no RH de sua empresa? Como elas podem modificar para melhor o seu negócio? Acompanhe nosso artigo e descubra!

Invista em tecnologias

Atualmente, a tecnologia disponibiliza muitas ferramentas que facilitam os serviços do RH. Por exemplo, o software de gestão organiza dados importantes de colaboradores.

Existe, também, uma aplicação virtual para mensurar o perfil comportamental dos funcionários, tornando o processo interno de seleção mais eficiente. Além disso, há o software de recrutamento que ajuda a empresa a encontrar um profissional adequado para ocupar um determinado cargo.

Sem falar no sistema da rede social corporativa que integra todos os setores da organização, facilitando a comunicação e o andamento de projetos internos.

Implante a meritocracia

Muitas organizações criaram uma política interna de meritocracia. Funciona assim: os colaboradores que tem um bom desempenho ganham prêmios. Essas recompensas podem ser em dinheiro ou em benefícios, como vale-compras, troféus, jantares, viagens ou dias de folga.

Essa atitude tem aumentado a motivação dos profissionais e também a sua felicidade, pois eles percebem que são reconhecidos e valorizados pela empresa.

Crie um programa de capacitação

Instituições que capacitam os seus colaboradores colhem bons resultados para o negócio. Afinal, essas empresas terão funcionários mais qualificados e eficientes. Além disso, essa prática retém e atrai talentos profissionais.

Esses benefícios acontecem porque os colaboradores percebem que a empresa confia em seus serviços e, por isso, investe neles. Hoje em dia, existem vários modelos de treinamento, como:

  • e-learning;
  • palestras corporativas;
  • dinâmicas;
  • coaching;
  • mentoring etc.

Tenha um plano de benefícios

De acordo com a revista Exame, os benefícios têm sido uma estratégia eficiente usada pelas empresas para conquistar os seus funcionários. De fato, ter um plano de benefícios é muito vantajoso.

Ainda mais quando a instituição conta com os serviços de uma empresa especialista nesse assunto. Dessa forma, os profissionais do RH podem ficar despreocupados com a gestão de benefícios dos colaboradores e focar em outras estratégias da empresa.

Adote o feedback

Quanto vale um feedback? Em termos financeiros não custa nada, mas tem um valor muito alto no desempenho dos funcionários. Seja positivo ou negativo, o feedback ajuda a direcionar a carreira profissional dos colaboradores.

Além disso, o funcionário se sente mais seguro e confiante em relação aos gestores. O resultado disso é o fortalecimento das linhas de comunicação e de amizade do time interno, deixando o clima organizacional mais leve e agradável.

Faça um benchmarking

Pode ser muito interessante dar uma “espiadela” nas práticas de RH de organizações bem-conceituadas e, assim, tentar adaptar suas técnicas para a realidade do seu negócio. Essa atitude é conhecida como benchmarking e é muito utilizada no mundo corporativo. Afinal, bons exemplos devem ser imitados.

Assim, com algumas ações já é possível ter um RH estratégico que ajudará o seu negócio a alcançar patamares ainda maiores.

Gostou das estratégias de RH apresentadas neste post? Então, você certamente gostará de ler o nosso e-book “Guia prático – tornando o RH mais estratégico“. Boa leitura!