Alternativa para aumentar a permanência de colaboradores e reter talentos, um sistema de benefícios pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio na busca por uma equipe de colaboradores qualificada e competente. Mas como implantar um programa de sucesso sem comprometer o orçamento?

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar a aplicá-lo da melhor forma possível na sua empresa. Confira!

Analise riscos e custos

Primeiramente, é preciso estipular o orçamento a ser consumido com o sistema de benefícios. Quanto será gasto em benefícios e convênios para os funcionários da empresa?

Depois disso, você deve considerar as alternativas que mais condizem com a realidade financeira do empreendimento. Não adianta uma empresa de pequeno porte ofertar um benefício oneroso como um negócio maior faria, visto que, dificilmente, o pequeno empreendedor competirá com empresas maiores.

Diante disso, examine a lista de benefícios e verifique se eles estão dentro do que a sua empresa pode ofertar. Analise, também, se esses incentivos podem ser oferecidos a todos os funcionários e continuados a longo prazo.

Verifique a necessidade dos colaboradores

Após definir o orçamento e a realidade do negócio, você precisa pesquisar os desejos e as necessidades de seus funcionários.

Realize pesquisas internas, sonde a concorrência e examine o mercado. Faça uso dessas fontes de dados para conhecer o que estimula seus colaboradores e quais são as vantagens que eles mais valorizam.

Integrar os interesses da equipe ao sistema de benefícios da empresa é uma excelente escolha para fazer o certo, logo de primeira. Ao contar com o apoio da grande maioria dos integrantes, você conseguirá agradar a todos mais facilmente.

Não se esqueça de verificar se as vantagens levantadas pelos colaboradores são compatíveis com o que foi planejado na etapa anterior.

Defina os benefícios

Determine os benefícios do plano embasando-se em todas as análises e pesquisas realizadas até agora. Crie seu programa compondo o que é esperado pelo time. Feito isso, anuncie o sistema de benefícios para toda a companhia e informe todos os colaboradores. Ademais, garanta que todos os incentivos oferecidos realmente sejam úteis para o seu quadro de funcionários.

Para auxiliá-lo nisso, confira uma lista dos benefícios mais comuns:

  • plano de saúde;

  • plano odontológico;

  • vale-refeição e/ou alimentação;

  • vale-transporte;

  • bolsa de estudos;

  • convênios com estabelecimentos e prestadores de serviços (farmácias, mercados, etc.);

  • auxílio com o combustível;

  • desconto em produtos ou serviços da empresa;

  • recrutamento interno e promoções

  • lanchonete ou refeitório interno;

  • café da manha grátis;

  • áreas de lazer;

  • participação nos lucro;

  • entre outros.

Empenhe-se para deixar seu plano de benefícios o mais completo, promissor e democrático possível. Portanto, além de oferecer privilégios previstos pela legislação, inclua vantagens criativas e opcionais para seus colaboradores.

As mais simples podem engajar a sua equipe, e, simultaneamente, gerar economia para o seu negócio. Use a criatividade e monte um plano que possa trazer bons resultados.

Faça parcerias

Alguns benefícios podem ser ofertados diretamente pela organização, outros necessitarão do auxílio de parceiros. Criar uma boa relação com outros negócios ajuda a potencializar o seu sistema de benefícios. Assim, aposte em boas parcerias para oferecer mais vantagens à sua equipe. Vincule-se a associações industriais ou comerciais, conselhos profissionais e sindicatos de classe.

Quanto mais integrado seu empreendimento estiver com o segmento de mercado, maiores são as possibilidades de oferecer benefícios diferenciados para sua equipe. Formar vínculos é uma prática positiva para todos os envolvidos (empresa, funcionários e parceiros).

Esperamos que as informações acima possam ajudá-lo a implantar um sistema de benefícios na sua empresa. Para tal, basta aplicá-las o quanto antes. Assim, seus funcionários permanecerão mais tempo atuando com você, o que aumenta a produtividade e diminui os índices de absenteísmo e desligamento.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite essa oportunidade e entre em contato conosco pelo nosso site. Pode ter certeza que nós, da Divicom, temos os planos perfeitos para sua empresa!