A maioria das empresas que tem uma gestão de pessoas ineficaz sofre com problemas relacionados aos colaboradores. Falta de motivação, turnover elevado, dificuldade de promoção e demais indicadores que apresentam resultados ruins demonstram para a organização que algumas mudanças são necessárias.

Além dos indicadores apontados acima, o absenteísmo nas empresas também é fonte de preocupação para os gestores. Este índice mede as ausências dos trabalhadores e pode ser apontado como um “aviso” para a empresa de que existem outros problemas internos.

Por ser muito importante para a organização diminuir as faltas dos colaboradores, separamos para você algumas dicas de como evitar o absenteísmo na sua organização. Confira!

Realize pesquisas de clima organizacional

Antes de sair realizando diversas ações na empresa, o ideal é fazer um levantamento das oportunidades e analisar quais são as falhas das práticas que já são adotadas.

Por meio das respostas fornecidas pelos funcionários nas pesquisas de clima organizacional, o líder conseguirá entender melhor como a sua gestão é vista pela equipe e, dessa forma, mapear os pontos positivos e os negativos.

Profissionais inseridos em um ambiente que não é saudável e tampouco estimulante sentem-se desmotivados e menos comprometidos com o trabalho, levando ao aumento do absenteísmo.

Estabeleça políticas de reconhecimento

Nada mais desmotivador do que se empenhar em um projeto, conseguir bons resultados e não ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido.

A falta de estímulo é um dos principais responsáveis pelos altos índices de absenteísmo, pois diminui o comprometimento do funcionário e faz com que ele repense sua carreira dentro da organização.

A necessidade de reconhecimento por parte da equipe é real e o gestor que não souber gerenciar terá problemas com as ausências do colaborador. Por isso, é importante criar políticas de recompensas pelo bom desempenho para manter sua equipe engajada e valorizada.

Construa um plano de carreira para a sua empresa

Quando não existe uma perspectiva de crescimento profissional dentro da organização, dificilmente as pessoas vão se esforçar para serem bons trabalhadores. O plano de carreira deve ser baseado em um equilíbrio entre os objetivos dos funcionários e da empresa para ser interessante o investimento de ambas as partes.

O treinamento e o desenvolvimento de pessoas são ótimos aliados para manter a equipe estimulada a buscar o crescimento dentro da empresa, e, consequentemente, diminuir o absenteísmo.

Ofereça qualidade de vida no trabalho

Um ambiente de trabalho saudável contribui significativamente para a redução do absenteísmo motivado por problemas de saúde, reduz o número de afastamento por doença e aumenta a produtividade.

Se você quer investir na QVT, nosso conselho é promover palestras, incentivar a prática de exercícios e a boa alimentação, garantir um ambiente limpo, cuidar da ergonomia e também da segurança da equipe.

Reforce a comunicação interna

O relacionamento entre líder e liderados influencia a motivação da equipe e afeta diretamente os indicadores de desempenho de RH. Essa relação é sadia quando existe uma boa ferramenta de comunicação interna para aproximar as pessoas e mantê-las informadas.

Quando o gestor não se preocupa com a integração da equipe, os funcionários perdem a confiança e começam a surgir ruídos de comunicação, como as fofocas, especulações e mal entendidos. Quanto mais profissional esse relacionamento e quanto mais valorizados os canais de comunicação, maior será a motivação e o engajamento do seu time.

Determine rodízios para feriados e finais de semana

Proporcionar condições de trabalho mais favoráveis exige que a empresa adote iniciativas mais flexíveis. Diferentemente do que se imagina, ao adotar políticas diferenciadas, a empresa não sai em desvantagem. Como terá um colaborador mais motivado, o resultado final compensa.

Uma das práticas recomendadas é o revezamento para feriados e finais de semana. Ao analisar melhor a distribuição da escala, a empresa diminui a sobrecarga de trabalho. Para o colaborador, trata-se de um benefício importante, uma vez que consegue equilibrar os compromissos profissionais e pessoais.

Melhore o engajamento dos colaboradores

O engajamento dos colaboradores é hoje um objetivo importante para as administrações modernas. Faz sentido que as empresas tenham este tipo de visão, uma vez que têm buscado isso junto ao consumidor final.

Mas como conquistar a atenção do cliente se esse tipo de envolvimento não for conseguido do público interno?

A questão é que, para engajar os colaboradores, as empresas precisam ter políticas mais incisivas, principalmente no que se refere ao clima organizacional. Muitas vezes, é preciso ir além do básico, organizando melhor a estratégia de gestão de pessoas.

Ou seja, não basta ater-se apenas à concessão dos benefícios obrigatórios ou às políticas “convencionais” de incentivo.

A boa notícia é que um colaborador engajado — que realmente gosta da empresa e se envolve com as suas causas — tem outro senso de responsabilidade. Dificilmente, por exemplo, ausenta-se de suas funções sem uma boa razão.

Adote a liderança positiva

Ainda pensando em como melhorar o clima organizacional, ter um processo de liderança positivo pode fazer muita diferença em qualquer empresa.

Nem sempre é fácil adotar esse tipo de estratégia, por causa da resistência dos gestores, mas vale a pena tentar vencer as barreiras iniciais.

O que muda na liderança positiva é, principalmente, a forma como as cobranças são feitas. Elas ainda acontecem, porém num “tom” diferente.

A bronca é necessária? Deve ser dada em particular, sem expor o colaborador diante da equipe. Outra dica importante: aproveitar as oportunidades para garantir que as boas práticas sejam valorizadas.

Um bom líder hoje é aquele que consegue deixar a equipe mais confiante, segura de que consegue realizar bem as atividades que estão sob a sua responsabilidade.

Esta é uma questão importante para diminuir o absenteísmo na empresa. O profissional deve ter consciência da relevância da sua função e do papel que representa para o sucesso da organização.

Para não errar, o melhor caminho é procurar entender as razões que têm levado à ausência dos colaboradores. Quanto mais conhecimento, melhores as iniciativas para corrigir os eventuais problemas.

O que você achou das nossas dicas? Conhece alguém que também tem dificuldades em controlar o absenteísmo nas empresas? Então compartilhe esse post em suas redes sociais agora mesmo!