A concessão de benefícios para os funcionários de uma organização tem sido prática comum nos ambientes corporativos. A contraprestação do serviço realizada pelo empregado não se dá somente pelo salário; um rol de benefícios é oferecido para suprir necessidades pessoais. Há nisso um caráter social e estratégia interna na retenção de talentos, posto que os benefícios de uma empresa contribuem para a satisfação dos colaboradores.

O post de hoje demonstra como controlar esses benefícios, quais as melhores práticas e como uma administradora especializada pode realizar uma gestão eficiente nessa área! Acompanhe!

A relação entre os benefícios de uma empresa e a satisfação dos colaboradores

Funcionários satisfeitos são sinônimo de produtividade e de um ambiente de trabalho saudável. As empresas que possuem uma taxa de rotatividade menor em comparação à média de mercado têm como prática fornecer benefícios como:

  • Planos de saúde;
  • Seguro de vida;
  • Vale-refeição ou alimentação;
  • Convênios com farmácias, universidades e academias. 

turnover, como é sabido, traz prejuízos diversos, pois impacta negativamente na produtividade e na saúde financeira da empresa. Adotar práticas como a concessão de benefícios, é uma forma de contribuir para a eficiência de uma organização.

Contudo, vêm os questionamentos:

  • Como realizar essa administração de benefícios?
  • Como adotá-los em uma empresa?
  • Quais os melhores fornecedores para se contratar? 
  • Como definir esses benefícios?

Por isso, é importante contar com uma administradora de benefícios, pois ela tem o papel de oferecer as melhores opções do mercado, de acordo com as necessidades de cada empresa e sempre atualizada quanto à oferta de benefícios.

O papel da administradora de benefícios e as vantagens para a empresa

O termo “administradora de Benefícios” foi criado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar) para caracterizar empresas especializadas na administração e viabilização desses benefícios (aqui estão incluídos a assistência médica, odontológica, vale-refeição e alimentação, por exemplo), em modelos de negócio B2B.

Dessa forma, a administradora identifica empresas que fornecem os serviços de interesse, selecionando os mais adequados a cada categoria profissional. Ela representa a empresa-cliente na contratação desses serviços.

Ao contar com uma administradora de benefícios, sua empresa dispõe de um serviço de consultoria especializado, que preza pelas melhores práticas de gestão na implementação, focando em alcançar os níveis de qualidade desejados e, ao mesmo tempo, garantindo o melhor custo-benefício para seu caixa.

O retorno do investimento em benefícios para a empresa

Todos sabemos que implementar mudanças na empresa gera custos, principalmente na gestão de benefícios. Entretanto, é um grande erro enxergar isso como um obstáculo ou gasto: na verdade, benefícios são investimentos.

A implementação de benefícios deve ser vista como uma oportunidade de:

  •  Motivar funcionários;
  • Mudar a cultura organizacional da empresa;
  • Consequentemente, obter melhoria em seus resultados.

Mas é preciso controlar esses custos e, principalmente, escolher aquilo que melhor atende às necessidades de seus funcionários. É interessante fazer uma pesquisa entre seus colaboradores, para saber o que realmente traz diferencial para a empresa. Realizar um questionário de satisfação após a implementação dos benefícios também é válido.

A necessidade de escolher os melhores pacotes de benefícios

Em contrapartida, a empresa precisa estar atenta às tendências do mercado e suas ondulações, acompanhando de perto onde estão os melhores serviços e as melhores condições de aquisição. Isso não é tarefa fácil para um empresário, imerso em preocupações na condução do seu negócio.

Exatamente por isso, contratar uma empresa especializada é essencial, pois ela cuida de todas as tratativas com os mais diversos fornecedores, zelando por um serviço de qualidade e pela saúde financeira da sua empresa.

Os benefícios de uma empresa podem ser uma excelente forma de reter talentos e garantir a satisfação dos funcionários, desde que cuidadosamente implementados. Fique por dentro de todas as novidades: assine nossa newsletter!