O turnover é um problema crescente que afeta empresas de qualquer setor e qualquer tamanho. A forma como os recursos humanos são gerenciados pela organização interfere diretamente na rotatividade dos colaboradores e na retenção de talentos, agregando ao diferencial competitivo da empresa quando as ações são executadas de forma eficiente.

As práticas para reduzir o turnover devem começar desde o processo de recrutamento, que deve ser bem realizado e de acordo com a cultura da empresa, até as entrevistas de desligamento — para levantar dados que permitam entender os motivos da demissão de um funcionário.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas de como reduzir o turnover de sua empresa por meio de ações de retenção que devem ser realizadas de forma contínua. Confira!

Forneça feedback regular

Comprometa-se em fornecer o feedback para seus colaboradores regularmente visando manter sua equipe engajada a alcançar bons resultados. Para dar o feedback de forma eficaz, utilize das avaliações de desempenho e observe o trabalho executado, reconhecendo quando os objetivos forem atingidos e orientando o colaborador quando houver oportunidades.

Essa ação por parte do gestor serve para motivar e direcionar a equipe em busca de melhores desempenhos. Quando os funcionários notam que seu trabalho está sendo observado e reconhecido, se sentem valorizados e buscam o crescimento profissional dentro da própria organização.

Identifique e ofereça benefícios atrativos

O salário oferecido já não é mais suficiente para manter um empregado dentro da organização. Devido ao poder de concorrência das empresas e a disputa pelos melhores profissionais, é necessário oferecer benefícios que te diferenciem dos concorrentes e torne a empresa mais atrativa na visão do empregado.

Mas antes de divulgar esses benefícios para a equipe, faça um levantamento das necessidades dos funcionários para ter um resultado melhor — e tome cuidado para não extrapolar o orçamento. Alguns exemplos muito bem aceitos pelos colaboradores são: dia do trabalho compartilhado, day off, cesta básica, plano de saúde, vale alimentação e vale refeição.

Crie experiências significativas para os funcionários

As empresas devem oferecer aos seus funcionários experiências que possam agregar à sua vida profissional, lhes dar novas percepções do mercado e permitir ao colaborador sair da sua rotina de trabalho.

Para criar isso sem fugir da cultura e meta de crescimento da empresa, desenvolva palestras motivacionais, reuniões interativas e outras atividades que desenvolvam o lado criativo para aumentar a satisfação da equipe.

Adote um veículo de comunicação

A boa comunicação ente gestores e colaboradores é fundamental para o sucesso desse relacionamento. Quando os funcionários são deixados de lado nos processos de decisão e não são comunicados devidamente sobre as mudanças de procedimentos, oportunidades de crescimento e treinamento, conquistas da organização e metas da equipe, eles se sentem desvalorizados e diminuem a produtividade por não saberem o seu papel na organização.

Além da comunicação informativa, utilize também esse recurso para reconhecer o trabalho e criar uma maneira de interagir com a equipe, diminuindo a distância entre hierarquias e motivando colaboradores em direção ao bom desempenho.

Invista em sua equipe

O investimento em treinamentos e capacitações tem um papel fundamental na redução do turnover uma vez que as pessoas sentem a necessidade de crescer profissionalmente e desenvolver novas habilidades. Quando encontra essa oportunidade na empresa, o funcionário aposta sua carreira na organização por acreditar que esse investimento será contínuo.

A empresa pode oferecer também o job rotation, palestras, minicursos, simulações e outros tipos de atividades que possibilitem o desenvolvimento das habilidades necessárias para um bom profissional.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

O bom ambiente de trabalho está diretamente ligado ao clima organizacional presente no ambiente, ao conforto que o funcionário encontra para trabalhar e às ações que a empresa desenvolve para melhorar o entrosamento da equipe. Quando o funcionário não encontra um clima bom, ele se desmotiva facilmente e procura por outra empresa que ofereça um local mais agradável para exercer sua função.

O que você achou das nossas dicas? Acha importante que essas ações para reduzir o turnover sejam adotadas pelas empresas? Compartilhe esse post em suas redes sociais!