Terceirizar setores dentro de uma empresa é uma prática indispensável para o crescimento dos negócios. Muitos empreendedores já aplicam a terceirização às funções não essenciais da organização e podem perceber a melhoria nos resultados.

Ao terceirizar as funções não essenciais, ou seja, aquelas que não fazem parte da atividade-fim da empresa e que não são fontes diretas de receitas, é possível, por exemplo, concentrar totalmente os esforços no core business.

Pensando nisso, levantamos 5 benefícios de terceirizar a folha de pagamento. Acompanhe!

1. Facilitação dos processos

A elaboração da folha de pagamento é um processo bastante complexo, levando em consideração a legislação em vigor, a variação nos valores dos tributos e a diferenciação de cada ramo da atividade da empresa. Todos esses fatores acabam demandando mais tempo de execução, funcionários e recursos.

Com a terceirização da folha de pagamento o empreendedor passa a dar mais atenção ao que realmente é importante para seu negócio, ou seja, ao que realmente é fonte de rentabilidade e lucratividade.

2. Redução de custos

Ao terceirizar a folha de pagamento é possível reduzir custos e eliminar os riscos com erros, falhas e falta de atualização quanto à legislação trabalhista.

Talvez, para grandes empresas manter um departamento de recursos humanos para processar a folha de pagamento não seja um gasto tão representativo. No entanto, para pequenas e médias empresas os custos de processar a folha de pagamento internamente podem pesar bastante nas finanças e comprometer a saúde do caixa.

Ao contratar uma empresa para administrar a folha de pagamento, alguns procedimentos obrigatórios e que geram para empresa custos bastante significativos podem ser reduzidos. Veja alguns deles:

  • tempo gasto para o cálculo da folha de pagamento e os custos para processar cada período, imprimir, assinar e distribuir os holerites para cada funcionário;

  • gastos com a implementação de um software e a manutenção dos programas; treinamento, suporte e atualizações das principais alterações trabalhistas;

  • geração e envio do CAGED, GPS, SPED.

Enfim, sua empresa não precisará mais processar a folha internamente. Todo o processo passa a ser realizado pela empresa contratada, desde cálculos de horas efetivamente trabalhadas, horas extras até rescisões, férias, licença maternidade etc.

3. Equipe qualificada

Ao contratar uma empresa terceirizada, o processamento da folha de pagamento passa a ser feito por profissionais experientes e qualificados na área.

Ou seja, toda a rotina de processamento da folha de pagamento passa a ser executado por pessoas capacitadas para a realização de todo o processo, como:

  • cálculo e emissão de recibo de pagamento e adiantamento;

  • controle de frequência;

  • emissão da folha de pagamento;

  • cálculo e emissão de guias de recolhimento de contribuição sindical;

  • provisão de 13º salário;

  • previsão de férias;

  • cálculo e emissão de termos de rescisão, etc.

Nesse sentido, o empreendedor reduz os custos com infraestrutura, já que o Departamento Pessoal é transferido para fora das instalações.

Além disso, é possível contar com constantes atualizações e segurança nas informações, evitando erros administrativos, fraudes ou multas.

4. Profissionalização dos processos

Administrar rotinas complexas e demoradas são ações que reduzem a produtividade, aumentam os custos e requerem mais profissionais envolvidos e mais tempo de execução.

A empresa terceirizada passa a ser responsável pelo cumprimento de toda a burocracia exigida para a elaboração da folha de pagamento. Direitos dos funcionários, cálculo de horas extras, regras sobre a jornada de trabalho e demais procedimentos passam a ser realizados por profissionais qualificados e especializados no assunto.

5. Automação das rotinas burocráticas

Com a empresa terceirizada os processos de elaboração da folha de pagamento passam a contar com novas tecnologias, sem que o empreendedor tenha que pagar nada por isso. A automação faz com que a rotina passe a ser otimizada, levando a processos simples e rápidos.

Com sistemas de gestão integrados o gestor passa a ter acesso a todas as informações dos seus funcionários a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo. Ou seja, o compartilhamento em nuvem permite uma maior velocidade nos processos e nas tomadas de decisões.

E você, já pensou em terceirizar a folha de pagamento da sua empresa? Deixe seu comentário nos campos abaixo!